quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Esse cabra sou eu..."


É, não são à toa as reclamações do Rei Roberto Carlos!

Eletricista


Dizem que o eletricista era de nacionalidade japonesa. Será?

Globalização


Indagado sobre globalizaçao, o professor Carlinhos Analfabético exemplificou:

Professor Carlinhos Analfabético.

"Quando do Jubileu da Rainha Elizabeth II, dois amigos, um inglês e um chinês, andavam juntos pelas ruas de Londres. Em um certo momento, sucedeu-se a seguinte conversa.

- Peter, veja, todas estas bandeiras enchem o meu peito de orgulho patriótico! - Ressaltou o chinês.
- Mas, Chang, são bandeiras britânicas! - Observou o inglês.
- Sim, Peter, mas veja as etiquetas..."

(Foto: Zecaneto)

Na cabeça!


Sobre as lojas que de tudo tem para vender, conta-nos Bob Mota: "O sinal fechou e o Zé Louro parou o carro bem em frente uma loja dessas sita na Padre Valdevino, quase esquina com Aguananbi. O dono na porta e o Lourim só olhando o estoque. Frente aquela enormidade de produtos, não se conteve e perguntou: Tem bainha prá chifre? E o dono: Só sob medida. Bote a cabeça pra fora que eu vou pegar a fita."

(Foto: Totonho Laprovitera)

Sir

Sir ("Senhor", em inglês) é o título nobiliárquico britânico superior a baronete, inferior a barão, e significa aquele que tem domínio sobre algo ou alguém. 

Sir Newton Maia de Aragão, aos 12 anos.

Historicamente, o título de senhor indicava a superioridade de alguém em relação aos escravos dos quais era amo ou aos vassalos aos quais dominava em troca de protecção. Foi também utilizado como forma de agraciar algumas personalidades da nobreza e da realeza. 

Nos tempos medievais, este era o título daquele que possuía domínio sobre um feudo (senhor feudal). O sir é integrante dos Knight Commander of Order of the British Empire ("Cavaleiros do Ordem do Império Britânico") ou Cavaleiro Celibatário. Seu equivalente feminino é dame (dama).

Fonte: Wikipédia.
(Foto: Acervo Newton Aragão)

A derradeira paciente


Ao fim de tarde, um ginecologista aguardava para consulta a sua derradeira paciente, que não chegava. Depois de 45 minutos de espera, mais ou menos, ele pensou que ela não viria mais e resolveu tomar um gim tônica para relaxar, antes de voltar para casa.


Aí, enquanto ele, confortavelmente, se acomodava em uma poltrona e começava a ler o jornal, a campainha tocou. Era a tal paciente que, toda sem graça, chegou pedindo mil perdões pelo atraso.

- Não tem importância! - disse o médico.
- Não?
- Olhe, eu estava até tomando um gim tônica, enquanto a esperava. Quer um também para relaxar?
- Aceito, com prazer.

Ele lhe serviu um copo, sentou-se na sua frente e começaram a conversar. De repente, escutaram um barulho de chave na porta do consultório. O médico, assustado, levantou-se bruscamente e disse: - "É minha mulher! Rápido, tire a roupa, deite na cama e abra as pernas, senão ela pode pensar besteira!"

(Foto: Google)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Santa Maria...

Vamos aprender geografia com a NBC?


Pescado da Katarina De Francesco.

Vaia ao sol


Em 30 de janeiro de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, ocorreu um dos acontecimentos mais marcantes da cultura popular cearense: a Vaia ao sol. Após três dias de chuva grossa, o sol apareceu. Para manifestar o desagrado, as pessoas que se achavam na Praça do Ferreira deram a maior vaia no astro-rei!

Em tempo: Aqui, no Ceará, dia de chuva é tido como tempo bom.

Camelo bicéfalo

“Um camelo de duas cabeças é maior e mais dominante do que os outros. As suas duas cabeças parecem disputar o controle, pois, quando a principal faz alguma coisa, a outra tenta ir na direção oposta”, diz o estudioso professor Juarez Mamão, do Bairro Maraponga. 

O Dromedário (Camelus dromedarius) é um mamífero nativo da região nordeste da África e da parte ocidental da Ásia, sendo um típico exemplar da família Camelidae.

“O camelo bicéfalo é um signo evidente na iconografia e heráldica de várias culturas africanas e mesoasiáticas. Procede do camelo bicéfalo hitita, chegando à Idade Média ocidental por meio do Império Bizantino. Muitos estados usaram-no em bandeiras, estandartes e escudos. Significa o poder e a nobreza e grandes reinos”, conclui o professor. 

(Foto: Paulo Teixeira)

Rock'n'roll

O rock'n'roll é um estilo musical surgido nos Estados Unidos, no final dos anos 1940 e início dos anos 1950. 

Pyrolho'n'roll, rock na veia!

Com ascendências na música country, blues, R&B e gospel, ligeiramente, o rock'n'roll se espalhou pelo mundo inteiro. 

(Foto: Otávio Távora Sydrião)

No Cantinho do Frango


Como diz Romeu Duarte, "Posso estar enganado ou superestimando os fatos, mas estou achando que os recentes eventos musicais que tem sido realizados no Cantinho do Frango e no Bar do Papai têm contribuído tremendamente para valorizar a música cearense. Algo muito bom vai resultar daí, turma boa".

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Flávio e Pisada Quente: O Cara do Fiat Uno

Clipe oficial.

Enviado pelo José Carlos Mororó.

Autarquias

Do grego αuταρχία, composto de αuτός (si mesmo) e αρχω (comandar), ou seja, "comandar a si mesmo" ou "auto comandar-se", autarquia é um conceito relacionado a vários campos, mas sempre lidando com a ideia geral de algo que desempenha poder sobre si mesmo. São exemplos de autarquias, no âmbito federal: INSS, IBAMA, INCRA e DNOCS. 

Autarquias sobralenses: radialista Viana Farias e cantor Bigorrilho. 

No popular, autarquia é a qualidade de quem se basta a si próprio. 

(Foto: Google)

Epistemologia da complexidade

Dizendo-se a mais gostosa e safada do pedaço, a jovem Emily Sharon passa o dia dançando de sainha ao som do funk pesado. 

Emily Sharon, do Bairro Mata Galinha, em Fortaleza.

Mas, "por não gostar de chamar atenção", como ela mesmo conta, Emily quer mudar de vida e está à procura de um emprego para se ocupar e custear seus estudos em epistemologia da complexidade, um ramo da filosofia da ciência inaugurado no início dos anos 70.

(Foto: Google)

Idalina


Conta, Billy Mello:


“Idalina trabalhava na casa de um médico em São Paulo. Durante muitos anos foi o anjo da guarda da família. Cuidava da limpeza, da cozinha e da roupa. E ajudou a criar os filhos, que, como todos, a adoravam. Um dia, muito sem jeito e com os olhos cheios de lágrimas, Idalina anunciou que ia embora. O médico, a mulher, os filhos ficaram em pânico:

- O que é que aconteceu, Idalina? Algum problema? Salário pequeno? Vamos conversar. Quem sabe a gente aumenta seu ordenado?!
- Não é nada disso não, doutor. É a igreja. Nós somos evangélicos, a nossa igreja transferiu meu marido para o Paraná e eu tenho que ir com ele.
- Seu marido é pastor?
- Não, doutor. O pastor é que vai nos levar com ele.
- Se seu marido não é pastor, pode muito bem ser substituído por outro.
- Não pode não, doutor. O pastor só confia em meu marido…
- O que é que ele faz?
- Ele é o aleijado que levanta..."

Mimi Rocha e Manassés de Sousa

"Grande espetáculo de Mimi Rocha e Manassés em apresentação no Cantinho do Frango. Momentos que ficarão na história da música cearense." (Sandra Alves Ribeiro)


"Pra quem sabe fazer música boa, não tem tempo ruim e nem muito menos idade... Toda hora é hora de produzir, criar e fazer o diferencial. Dois grandes músicos e amigos!" (Hoto Junior)

(Video: Sandra Alves Ribeiro)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sana


Fala, Romeu Duarte: "Sensação estranha: ontem de manhã peguei uma topic (03) para fazer uma visita à minha mãe. Ao entrar no veículo, deparei com um povo esquisito: rapazes magrelos com o cabelo azul e alaranjado, cheios de tatuagens e piercings. Garotas também de cabelos pintados nas mais extravagantes cores, rabos de cavalo, perucas, saias rodadas, maquiagem pesada. Um sujeito segurava uma espécie de espada, outro um conjunto de bengalas. Muito chapéu coco. Pensei: 'Aquela mistura de Removedor Faísca com Mafu que tomei ontem deve estar fazendo efeito agora. Que alucinação, meu chapa!'. Que nada, era só uma turminha indo para o Festival Sana de Cultura Japonesa..."

(Foto: Google)

Castelão

Ontem, fui ao jogo da reinauguração do Estádio Castelão, hoje, Arena Castelão. Chamou-me atenção, tanto pelo projeto, quanto pelas instalações da edificação, a funcionalidade e a beleza do equipamento. Coisa de Primeiro Mundo, pra ninguém botar defeito!


Agora, com as nossas raízes musicais naturais no forró, em plena Copa do Nordeste, Hino Nacional em ritmo de escola de samba é de lascar! Certamente, esses desacertos haveremos de repensar, pois, como disse Leon Tolstoi, “Canta a tua aldeia e serás universal”. 

(Vídeo: Totonho Laprovitera)

Lições

Leia antes de ver o vídeo.

Três sábios conselhos:

1) Nunca se desespere antes da hora;
2) Nunca comemore antes da hora;
3) Nunca abandone o posto antes do final da batalha.

Agora, assista ao vídeo...


Enviado pelo Bossa Cavalcante.

Olhares


Digo e repito: Às vezes, eu uso óculos para melhor ver. Para bem enxergar, eu prefiro os olhos fechar.

Texto: Totonho Laprovitera.
(Foto: Totonho Laprovitera)

Sacola sugadora

O Chico Militão alerta aos amigos distraidos:

"Sacola sugadora! Cuidado, em aeroportos! Amigos, vocês que viajam muito fiquem atentos à bagagem. Vejam a novidade e divulguem. Cuidado com suas bolsas, pois sabemos de muitos golpes em aeroportos, mas essa sacola “sugadora” é surpreendente! 


O filme foi feito com ator, para demonstrar o golpe."

Prostitutas regulamentadas


O autor do projeto de lei que procura regulamentar a prostituição, deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), botou foi quente na polêmica sobre deputados com prostitutas, após afirmações que deu em entrevista, desafiando: “Quero ver se indignarem com o que realmente importa”. 

(Foto: Google)

domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Maria...


Ave, Maria, cheia de graça, 
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres, 
e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus!

Santa Maria, Mãe de Deus, 
rogai por nós, pecadores, 
agora e na hora de nossa morte. 
Amém!

Ilhan Ersahin & With Erik Truffaz


Istanbul Sessions, Ilhan Ersahin com Erik Truffaz, ao vivo, na França.

David Byrne & Forro in the Dark: Asa Branca


Quer dizer, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, em Nova Iorque.

Philip Glass: Koyaanisqatsi

Moral e bons costumes

A deputada Myrian Rios (PSD-RJ), criou a lei da moral e bons costumes, que vem causando o maior boneco na web. 

Que tal?

Aí, só o que a gente vê são internautas metendo o pau na proposta e publicando antigas imagens dela para ensaio em revista masculina.

(Foto: Reprodução)

Respeite o bronze!

A foto, de autoria do meu amigo Paulo Teixeira, retrata duas jovens se bronzeando em plena praia, em Dubai.

Pelo visto, a marquinha do sol fica só nas mãos e nos olhos!

(Foto: Paulo Teixeira)

Abastecendo o tanque


Em Los Angeles, em um posto de gasolina, a ex-Spice Girl Mel B. foi fotografada justamente na hora em que o seu marido, Stephen Belafonte, estava abastecendo o seu tanque.

(Foto: Reprodução)

Cuscuz


Como diz o Hoto Júnior, "só tem no Ceará"!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Detento entalado

A foto abaixo eu pesquei do Marcelo Lucena, de Brasília-DF. 

Ainda vai?!

Aconteceu o seguinte. Um detento calculou mal e ficou entalado durante tentativa de fuga de cela improvisada no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, em Natal (RN). 

(Foto: Tânia Pereira da Silva / Núcleo de Custódia da Polícia Civil / Divulgação)

Zebrinha da Loteria Esportiva

Na época, a Zebrinha da Loteria Esportiva fazia o maior sucesso!

Nos anos 1970 e 1980, no Fantástico, uma zebrinha dava o resultado da loteria esportiva. Desenhada pelo cartunista Borjalo, ela movia os olhos e a boca para anunciar um a um os resultados dos 13 jogos da loteria esportiva.

Rainha do Carnaval

Espiando o FB da Estefânia Albuquerque, nos deparamos com a foto do Valter Lessa, como Rainha do Carnaval de Parnaíba, no Piauí.


Conta Estefânia, que a atual preocupação de Valtinho é a de "não sair gorda no Carnaval".

(Foto: Estefânia Albuquerque)

Súbito sumiço

Deu na Internet:

"Aconteceu numa praia na Patagónia, Argentina. O homem estava andando na água pouco profunda, que mal chegava pelos seus tornozelos, quando surgiram duas baleias assassinas e o pegaram de forma incrível! No local não se viu sangue ou sujeira que pudesse mostrar indícios do que aconteceu. Foi abocanhado e engolido, simplesmente! Ele estava se dirigindo para a água e voltou-se acenando para um amigo que o estava filmando.

O vídeo mostra seu trágico desaparecimento, sua última onda para sempre! Vamos supor que seu amigo não estivesse filmando no momento, ou não estivesse olhando naquela direção. O homem ficaria no rol dos desaparecidos sem explicação. 

Sem o testemunho deste vídeo incrível, jamais se saberia o fim que o jovem teria levado pois, no local, não sobrou um único vestígio para que o pudessem procurar ou ser encontrado pelos familiares ou amigos."

Vejam o vídeo.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Viva o Sky Basquete Cearense!

O Basquete Cearense faz uma boa campanha pela NBB e se encontra na 8ª colocação.

A equipe.

Ginásio lotado, torcida animada, em um ambiente de saudável de convívio familiar... É bonito de se ver jogar o Sky Basquete Cearense! E em casa, então… 

O placar final.

Pois é, ontem vencemos de 73 a 63 o São José dos Campos, atual campeão paulista e vice brasileiro! Até então, o São José havia vencido 10 partidas, em 15 jogos disputados. 

No intervalo, a meninada na quadra.

Sendo o primeiro time do Nordeste brasileiro a participar do NBB, o Sky Basquete Cearense tem promovido através do esporte um exemplar ato de ação social no Ceará. 

(Fotos: Totonho Laprovitera)

O felino

Essa quem me contou foi o Billy Mello.


"Um conhecido nosso chegou em casa preocupado porque estava com um arranhão no peito provocado por uma 'unhada' da sua amante. Abriu a porta, viu o seu gato dormindo no sofá e deu-lhe um tremendo chute. O bichano soltou um miado estridente e saiu correndo porta afora. A sua mulher chegou na sala e perguntou o que houve e ele respondeu irado: 

- Esse gato lazarento ta louco, pois eu fui entrando e, sem mais nem menos, ele pulou sobre mim e arranhou meu peito. Olha só que arranhão! 

A mulher respondeu: 

- Fez muito bem, pois este filho da puta hoje já mordeu a minha bunda e ainda me deu um chupão no pescoço!"

(Foto: Google)

Nada se cria?

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", disse Antoine-Laurent de Lavoisier, o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria.

Na natureza nada se cria, tudo se copia.

Daí, o pensamento do francês foi "adaptado" e virou base para uma brincadeira entre os estudantes: "Nada se cria, tudo se copia".

(Foto: Acervo Marcelo Lucena)

Não parece, mas é

Deu na Internet.


"Não parece, mas essa mocinha linda na primeira foto é Ana Hickmann A ex-modelo e apresentadora já foi mais cheinha na adolescência."

(Fotos: Google)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Parece que foi ontem

Final dos anos 90, no La Nuit, na Praia de Iracema, em Fortaleza.

Da esquerda pra direita: Totonho Laprovitera, Raimundo Fagner, Paulo Henrique, Angela Borges e Fábio Campos.

(Foto: Acervo Paulo Henrique)

Amnésia de candidato


Guedes Ceará nos conta sobre a reminiscência na coluna do jornalista Cláudio Humberto falando sobre Ceará, Jânio Quadros, e Virgílio Távora. 

Virgílio Távora, Esmerino Arruda, Jânio Quadros, Stênio Azevedo e Waldemar de Alcântara.

“Amnésia de candidato

Candidato a presidente, Jânio Quadros chegou ao Ceará e pediu um encontro com o PTB local. Derramou-se em elogios à sigla, pedindo apoio. Mas os políticos cearenses resistiam: 

- O Sr. desceu ontem aqui com nosso maior adversário, Virgílio Távora.
- Virgílio Távora? Não o conheço, não sei quem é...
- Ele veio com o senhor. No avião. Chefe da UDN...
- Ah, já sei – disse Jânio –, é um baixinho de óculos?
- Esse mesmo, governador.
- Eu o vi. Mas não sei bem de quem se trata. Juro que não sei.


Mas sabia. Era o coordenador de sua campanha.”
(Foto: Google)

Porra, Jamelão!


Falou e disse, Piauí!


Sugerido pelo Alexandre Nogueira.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Geraldo Azevedo: Caravana / Talismã / Barcarola do São Francisco

Vital Farias: Canção de dois tempos - Era casa, era jardim

Adelson Viana: Nem doeu

Controlado?

Para quem diz que o Ricardo Pontes é meio "controlado" com dinheiro, repare só na foto abaixo.


Esses sacos na mão dele não são de dinheiro, não?!

(Foto: acervo Ricardo Pontes)

Tite, mais uma

Recebi a seguinte mensagem do José Mesquita:

Tite.

"Totonho Laprovitera, encontrei uma vez o Tite no Boca do Poço, em Paracuru. Estávamos um grupo de motociclistas fazendo trilhas. Sentamos na mesa onde o Tite já se encontrava. Vez enquanto ele levantava a mão com um dedo erguido e apontava pro garçom que trazia uma cerveja. Mais tarde eu soube pelo garçom que o Tite só tinha falado duas vezes: a primeira para pedir a primeira cerveja. Pra pedir mais só fazia o gesto. E falou pela segunda vez, após uma tarde inteira absolutamente calado, pra pedir a conta."

Seu cavalo pode voar

"Um poderoso rei condenou um humilde súdito à morte. O homem, prestes a ser executado, propôs e teve a concordância do rei, permiti-lo ensinar o cavalo real a voar. Caso não conseguisse, no prazo de um ano, então sua sentença seria cumprida. 


'Por que adiar o inevitável?', perguntou-lhe um amigo. 'Não é inevitável', ele respondeu, 'as chances são quatro a um a meu favor. Dentro de um ano: 1. O rei pode perder o trono; 2. Eu posso Fugir; 3. O Cavalo pode fugir; 4. Eu posso ensinar o cavalo a voar'."

Fonte: Lu Bandesh.
(Imagem: Google)

Louro Maia na farmácia


Louro Maia.

Diz que o Louro Maia estava morrendo de dor de cabeça, quando resolveu ir até uma farmácia. Lá chegando, perguntou:

- O que é que o senhor tem de bom pra dor de cabeça?
- Nós temos vários analgésicos. - Respondeu o farmacêutico.

Aí, invocado que só, o Louro de imediato respondeu:

- Me respeite, que eu nem lhe conheço! Eu sou é cabra-macho e o senhor vem me oferecer um  remédio desses! Eu prefiro ficar com dor de cabeça do que ter que tomar uma fuleiragem dessas. Pra mim só serve se for um oralgésico!

(Foto: Google)