terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz 2014!


Tenhamos um 2014 repleto de muita saúde, paz e realizações!

Bardot & Picasso

Brigitte Bardot e Pablo Picasso.

Brigitte Anne-Marie Bardot (1934 ) é uma atriz francesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 1950 e 1960.

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (1881-1973) ou, simplesmente, Pablo Picasso, foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, que também cometeu poesias. Um dos mestres da arte do século XX, é considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas, também, esculturas e cerâmica, usando todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. 

(Foto: Google)

  • Barriga grande e fartura


    "A tradição alimentar da cultura portuguesa estimula o 'comer bastante para ficar forte', de modo que o abdomen mais volumoso passou a ser sinal de sujeito bem nutrido. No Brasil, o significado foi mais além, e acabou dando status de prosperidade." (Dr. Eduardo Almeida)

    (Imagem: FB)

    segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

    A nua do tênis


    Deu em um jornal de Portugal que, durante uma partida de tênis, uma brasileira de 27 anos meteu o pé na carreira, nua, pela quadra. Indagada por qual razão teria realizado tal performance, ela respondeu que queria sexo e saiu para a rua em perseguição do gajo que tinha acabado de se recusar a manter relações com ela. 

    Acabou sendo detida pela polícia, por estar em situação ilegal em Portugal.

    (Foto: Google)

    Loteria

    A gente escuta cada história...


    O marido chegou para a esposa e perguntou: 

    - Querida, seja sincera: o que você faria se eu ganhasse na loteria? 

    A esposa respondeu: 

    - Eu pegaria a metade da grana e cairia fora.

    Aí, o marido pegou o bilhete e disse: 

    - Taí, ganhei 12 reais na Loto Fácil. Pega 6 e vaza...

    Máscara


    A máscara é utilizada para ocultar um rosto, usada para diversos propósitos, tais como lúdicos, religiosos, artísticos ou de natureza prática. 

    Possivelmente, a palavra tem origem no latim mascus ou masca (fantasma), ou no árabe maskharah (palhaço, homem disfarçado). Várias tribos africanas usam máscaras em cerimônias de passagem entre a vida e a morte. 

    A máscara é o mais simbólico elemento de linguagem cênica de toda história do teatro. Seu uso remonta a representação em rituais primitivos, dando ao personagem um certo misterioso poder. 

    (Foto: Google)

    domingo, 29 de dezembro de 2013

    Didico e Anterinho


    Esta história foi contada pelo jornalista Ray Pereira (1954-2009).

    Didico e Anterinho.

    O saudoso vereador Aureliano de Castro, o Didico Caminhão, só chamava o Antero Pereira Filho de Joinha.

    Sempre que Didico se encontrava com Anterinho, indagava:

    - Cadê o homem? Aqui a coisa tá feia. Só dá pra curriola deles.

    Durante quatro mandatos, Didico foi um dos mais atuantes vereadores da Câmara Municipal de Aracati. Depois, sua esposa, Liduina de Castro elegeu-se vereadora e obteve sucesso em sua carreira política, como representante da classe feminina aracatiense. 

    (Foto: Google)

    Os Três Patetas

    Os Três Patetas surgiram em 1922, sob o nome de Tedy Healey e seus Patetas. 

    Howard, Moe e Larry.

    Tedy, comediante que apresentava um número em um show de humor em Nova Iorque, precisava de atores substitutos e convidou o ex-colega de escola Moe Howard e seu irmão Shemp para serem seus parceiros. 

    Em 1925, Larry Fine se juntou à trupe. Shemp saiu pouco tempo depois, dando lugar a um outro irmão de Moe, Curly. Ele, Larry e Moe apareceram oficialmente como os Três Patetas em 1934. Moe e Larry foram os únicos que permaneceram no trio do início ao fim. Quatro pessoas diferentes interpretaram o terceiro pateta. 



    Os irmãos Moe e Howard.

    Curly trabalhou com os humoristas até 1947. Shemp, que já havia atuado com Moe e Larry na época de Tedy Healey, retornou à formação para substituir o irmão. Ficou no grupo até sua morte, em 1955. Joe Besser assumiu o seu lugar. Quando decidiu seguir carreira solo, em 1958, foi substituído por Curly Joe. 

    Os Três Patetas estrelaram uma série de TV e seis filmes. Além disso, viraram personagens de dois desenhos animados: The New Three Stooges (Os Três Novos Patetas), criado pelo estúdio Cambraia na década de 1960, e The Robonics Stooges (Os Robobos), lançado na década de 1970 pela Hanna-Barbera. 



    Larry, Howard e Moe.

    O trio acabou depois que Larry sofreu um enfarto e ficou com o lado esquerdo do corpo paralisado, em 1970.

    (Foto: Google)

    Luta feminina


    Na Luta Feminina são permitidos todos os golpes do Estilo Livre. Não há diferença nas regras, nem pontuação. Somente o role não pode ser executado com a cinturada sobre os seios. 

    Para as mulheres não existe disputa no estilo Greco-Romano.

    (Foto: Google)

    Anderson Silva


    Na revanche, Anderson Silva quebra a perna e perde em seu combate com o norte-americano Chris Weidman.

    Pega ladrão!



    Caminhando pelas ruas da cidade, no ponto do ônibus, ouvi de um passante:

    - Aqui, o negócio tá naquela base, onde o bandido é o primeiro a gritar “pega  ladrão!”.

    (Foto: Totonho Laprovitera)

    sábado, 28 de dezembro de 2013

    MMA

    As artes marciais mistas, mais conhecidas pela sigla MMA (do inglês: mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio no qual dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Utilizam uma grande variedade de técnicas permitidas de artes marciais - tais como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos -, além de técnicas de imobilização - tais como lances e alavancas (ver: imobilizações do caratê e submissões de wrestling profissional). 


    Dentre as organizações responsáveis pelos torneios de artes marciais mistas, as principais são o Ultimate Fighting Championship (UFC) e o extinto PRIDE Fighting Championships. Em opinião popular, os termos MMA e vale-tudo tem o mesmo significado. Entretanto, as diferenças entre estes termos devem ser reconhecidas e ambos devem ser distinguidos do termo full contact ("contato pleno").

    (Foto: FB)

    Cristo


    Estudiosos tem examinado, minuciosamente, a execução que Jesus Cristo voluntariamente suportou. Todos concordam que Ele sofreu uma das formas mais cruéis e dolorosas de pena de morte, jamais imaginadas pelo homem. Para termos ideia do seu sofrimento, até a posição do corpo sobre a cruz foi pensada para tornar a respiração extremamente difícil.

    (Foto: Totonho Laprovitera)

    Personalidades cearenses


    Seu Gerardo Magalhães, de Viçosa do Ceará.

    (Foto: Acervo de Plínio Belchior Magalhães Filho)

    sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

    Sonhar com frango assado


    Sonhar com frango assado simboliza que, em algumas vezes, você ao temer por tomar importantes decisões, prefere as soluções prontas. Frango assado na brasa ou na churrasqueira sugere criatividade e ousadia na resolução de problemas, enquanto assar o frango no forno indica perfil mais conservador. Procurar uma receita de frango assado simboliza a procura do saber de como outras pessoas resolveram seus problemas, para depois tomar uma decisão. Alimentar-se do frango significa problemas resolvidos. 

    Agora, sonhar com frango assado relacionado ao ato sexual, quer dizer, com aquela velha posição em que a mulher fica posta em decúbito dorsal, com as pernas vergadas e os joelhos rentes ou batendo nos peitos... Bem, aí esqueça o significado do sonho, aproveite, relaxe e... Aceite o conselho da Marta Suplicy.

    (Foto: Google)

    Clamando no Deserto


    Tempo bom


    Tomando cerveja, Afonsinho brinda com Sócrates, em 1984.

    (Foto: Google)

    quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

    No ginecologista



    Maria foi ao ginecologista reclamando que não conseguia engravidar.

    - Por favor, tire a roupa e deite-se naquela maca. Disse o médico, preparando-se para examiná-la. 

    E ela, indecisa: 

    - Mas, doutor, eu queria tanto que o filho fosse do meu Manuel!

    Enviada pelo Emir Emygdio.

    quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

    Os Três Reis Magos

    Adoração dos Reis Magos, pintura de Andrea Mantegna.

    Os Três Reis Magos eram o árabe Baltazar (trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus), o indiano Belchior (trazia ouro, significando a sua realeza) e o etíope Gaspar (trazia mirra, significando a sua humanidade). 

    Na tradição da religião cristã, os Reis Magos são personalidades que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. 

    Foram citados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". 

    Por terem sido três presentes historiados, diz-se que eles eram três, apesar de Mateus não ter mencionado seu número. 

    Os Três Reis Magos são presenças constantes em relatos do nascimento de Jesus nas festividades natalinas.

    Ser feliz


    "Uma coisa aprendi na vida. Quem tem medo da infelicidade nunca chega a ser feliz." (Mia Couto, biólogo e escritor moçambicano)

    (Foto: Google)

    Serenidade

    A mensagem abaixo, eu recebi da Nicole Kurtnaits Ribeiro.

    Laprovitera - Nua ao sol 1 - 2013 - AST - 50 x 40 cm.

    "Não perca sua serenidade

    A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas. Seja dono de si mesmo.

    Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento. Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade. Não perca sua calma. Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade."

    (C. Torres Pastorino)

    terça-feira, 24 de dezembro de 2013

    Chaplin & Einstein

    Charlie Chaplin e Albert Einstein.

    Sir Charles Spencer Chaplin (1889-1977), mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Considerado um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, Chaplin notabilizou-se pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.

    Albert Einstein (1879-1955) foi um físico teórico alemão, posteriormente radicado nos Estados Unidos, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia, E=mc2 (que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo"), foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico". O efeito fotoelétrico foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

    (Foto: Google)

    Papo de PM

    Do jeito que as coisas vão...

    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

    Ferruccio Petri

    Contou-nos Ferruccio Petri Feitosa, um pouco de sua história familiar. 


    Nascido em Tauá, Ceará, Eliezer Gonçalves, seu avô materno, foi à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como integrante da FEB (Força Expedicionária Brasileira), para participar de operações bélicas em Pisa, na Itália. 

    Em Pisa, conheceu Lidia Petri, natural dessa comuna italiana da região da Toscana e filha de Ferruccio Petri (foto). Começaram a namorar, apaixonaram-se e quando finalizou aquele conflito militar global, casaram-se e tiveram uma filha chamada Elisa. 

    No Brasil, Elisinha casou-se com Raimundo Feitosa Carvalho e tiveram seis filhos: Mauro, Eliezer, Raimundinho, Ferruccio, Lidia e Luciano.

    Portanto, o nome do nosso amigo Ferruccio é em homenagem ao seu bisavô. 

    (Foto: Acervo Ferruccio Petri Feitosa)

    Monareta

    A Monareta foi fabricada na década de 1960 até o final dos anos 1980. 


    Seu modelo dobrável, a Dobramatic, de 1960 até 1977, vinham com o freio no pedal. Somente a partir de 1977 foi que começaram a fabricar com freios de mão, imitando a Caloi. 

    (Foto: Google)

    Emprego em Guam

    Na ilha de Guam, no Oceano Pacífico, há homens cujo emprego em tempo integral é o de viajar pelo território e deflorar virgens, que os pagam pelo privilégio de ter sexo pela primeira vez. A razão é que, pelas leis de Guam, é proibido virgens se casarem. 

    Nativas de Guam. 

    Uma curiosidade sobre Guam: A ilha sofre com a superlotação de aranhas, devido a falta de predadores que controlavam seu número. Essa situação ocorreu quando do surgimento de uma espécie de cobra exótica e altamente invasiva, que passou a se alimentar dos pássaros da ilha, os quais se alimentavam de aranhas, assim, levando a extinção de várias espécies. 

    (Foto: Google)

    Sophia Loren & Jane Mansfield

    Sophia Loren e Jane Mansfield.

    A imagem fala por si, mas, dizem que esta fotografia de jornal, mostrando a discreta espiada da Sophia Loren em Jayne Mansfield, foi um golpe publicitário para relegar Loren, em Beverly Hills.

    A foto é reveladora. Não que Sofia Loren tivesse atributos menores que a loira Jayne Mansfield, mas, no instantâneo, Sofia parece admirada com a colega. Nessa época, Jayne estava vivendo um bom momento, inclusive, lançada na difícil missão de fazer frente a Marilyn Monroe.

    (Foto: Joe Shere)

    Paisagem urbana


    Esta foto aérea, dos anos 1940, mostra o Hospital Militar na Avenida Desembargador Moreira, no Bairro Aldeota, em Fortaleza.

    (Foto: Google)

    domingo, 22 de dezembro de 2013

    Verdade e mentira

    Bertolt Brecht.

    “Eu digo a você: uma pessoa que não sabe a verdade é simplesmente um tolo, mas aquele que conhece a verdade e a trata como uma mentira, esse é um criminoso.” (Bertolt Brecht, em A Vida de Galileu)

    (Foto: Google)

    VII FIC

    Artistas participantes da Fase Nacional do VII FIC, onde podemos ver Belchior, Ednardo, Fagner, Hermeto Pascoal, Jackson do Pandeiro, Maria Alcina, Os Mutantes, Raul Seixas etc. 

    O VII FIC, de 1972, revelou artistas como Alceu Valença, Belchior, Ednardo, Fagner, Hermeto Pascoal, Maria Alcina, Paulo César Pinheiro, Raul Seixas, Renato Teixeira, Rildo Hora, Ruy Mauriti, Sérgio Sampaio e muitos outros compositores e intérpretes. Dos mais conhecidos, participaram Jackson do Pandeiro, Marlene e Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Liminha). 

    Criado por Augusto Marzagão, de 1966 a 1972, o Festival Internacional da Canção reuniu em disputa músicas nacionais e estrangeiras. Realizado no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e transmitido pela TV Rio (primeira edição) e pela TV Globo, a música de abertura era composta por Erlon Chaves e chamava-se Hino do FIC. O apresentador oficial era Hilton Gomes, que cunhou a célebre frase "Boa sorte, maestro!". O prêmio era o Galo de Ouro, concebido por Ziraldo e confeccionado pela joalheria H. Stern. 

    Em cada edição do FIC, ocorriam duas fases: a nacional, para a escolha da melhor canção brasileira, e a internacional, para sagrar a melhor canção de todos os países participantes. A concorrente brasileira era a vencedora da fase nacional. 

    Fonte: Zeca Zines. 
    (Foto: Google)

    Oskar Schindler

    Oskar Schindler. 

    Oskar Schindler (1908-1974) foi um industrial alemão sudeto, espião e membro do Partido Nazista, que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto. 

    Empregando judeus em suas fábricas de esmaltes e munições, localizadas nas atuais Polonia e República Checa, Schindler começou mostrando-se um oportunista interessado apenas com seu lucro. Entretanto, mesmo sendo preso e interrogado algumas vezes pela Gestapo, abraçou a extraordinária causa de salvar as vidas dos seus empregados judeus. 

    Oskar Schindler teve uma série de negócios sem sucesso na Alemanha e na Argentina. Depois da Guerra, sobreviveu da doação de instituições judaicas até o fim da vida, em 1974.

    (Foto: Google)

    Neopineo & Messias Holanda


    Banda Calypso

    Joelma e Chimbinha, líderes da Banda, no início de sua trajetória. 

    A Calypso é uma afamada banda brasileira fundada em Belém do Pará, em 1999, pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, o Chimbinha. 

    Joelma e Chimbinha, em foto recente. 

    Com influências regionais do estado de origem, a banda apresenta um ritmo envolvente e contagiante, conhecido como brega pop ou calipso. Às vezes, confundidos, o calipso e o forró apenas se assemelham na característica alucinante e caliente da dança. Na verdade, o calipso é resultado de uma mistura de várias cadências de raízes puramente paraenses, como cúmbia, merengue e carimbó. 

    (Fotos: Google)