sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Orlando Mota (II)

Orlando, Vaval e eu, no Point da Lauro Maia.

Eu e Orlando Mota já éramos amigos antes de nos conhecermos. Pois é, a vida mexe com o tempo da gente nos arranjando essas curiosas surpresas. Mas, dentre inúmeras, uma boa história que revela a grandeza da nossa amizade pode ser contada em um episódio.

Quando inteirei 50 anos, o Orlando me presenteou com uma camisa do Fortaleza. Nada estranho, se ele não fosse um dos mais ardorosos torcedores do Ceará, maior rival do meu Tricolor de Aço. Pois bem, curioso, me senti mais do que homenageado pelo amigo quando me contou da sua ousada aventura de, pessoalmente, realizar a aquisição daquele “manto sagrado”.

- Totonho, eu gosto muito de você! Olha, só você mesmo pra me fazer entrar numa loja e comprar uma camisa do Fortaleza! Revelou.
- Amigo, e como foi? Rindo, perguntei.
- Escondido, né? Morrendo de medo que eu fosse reconhecido por alguém...
- Pelando de medo?
- Foi! Mas, você merece!

Gargalhamos, nos abraçamos, e misturamos as paixões de torcedores com a nossa benquerença e alegria de viver!

Orlando, já estou com saudade de você...

(Foto: Markus Inrique)

Prega-rainha

A prega-rainha é a maior prega do velho boga. É a vertical que passa bem no meio do fiofó, que divide a bunda em dois hemisférios. 

video

Segundo a crença popular, é aquela que se perde por último, depois de muito queimar a rosca.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Orlando Mota

Estou muito triste. Acaba de falecer o meu amigo Orlando Mota.


Que Deus o tenha.

(Foto: Google)

Vaia ao sol

Uma história que ouço, desde criança, é a do dia em que o cearense vaiou o sol. 



Era janeiro de 1942, quando na então pequena Fortaleza, com seus 180 mil habitantes, rogava-se por uma chuva. 

Bem, o Ceará vivia uma de suas secas mais cruéis e todos pediam para que o escaldante sol desse uma trégua, pelo menos, por uns dias. Daí, no dia 30, eis que o tempo começou a se fazer bonito para chover. Avexadamente, as nuvens se encorpavam no já acinzentado céu. Na Praça do Ferreira, festivamente, as pessoas se amontoavam para dar as boas-vindas a tão esperada chuva. 

Mas, eis que de repente, o tempo se desfez e se enxerindo entre as vultosas nuvens, raiou o atrevido e chispante sol! 

Ora, não deu outra. Uníssono, o povo lascou-lhe uma grande vaia! 

E essa história virou exemplo da irreverência da gente cearense. 

(Foto: Google)

"Cadeia Produtiva"

video

Necessidades fisiológicas


Segundo o Doutor Zacarias Silva, “as necessidades fisiológicas são as precisões mais básicas, mais físicas de um ser vivente. Quando não as satisfazemos, ficamos mal, desconfortáveis, aporrinhados, com medo, adoentados e por aí vai. Estes sentimentos e emoções nos levam à ação, na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las em passo acelerado, para formar o nosso equilíbrio interno. Satisfeitas estas necessidades, nós largamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas”.

(Foto: Google)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Warhol & Hitchcock

Andy Warhol e Alfred Hitchcock.

Nascido Andrej Varhola, Jr. (1928-1987), Andy Warhol foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano. É considerado uma das maiores figuras do movimento de pop art.

Sir Alfred Joseph Hitchcock (1899-1980) foi um cineasta inglês, considerado o mestre dos filmes de suspense. É um dos nomes mais importantes de toda a história do cinema.

(Foto: Google)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Instituto de Ciências Médicas do Ceará

Recebi do Alex Figueiredo e divulgo, pois a causa é nobre!


"Meus diletos amigos,

Todos nós devemos participar das grandes causas em prol da nossa sociedade.

Esta é uma oportunidade imperdível para contribuirmos para a concretização dessa obra que vai propiciar grande avanço médico no Ceará e que não recebeu a devida atenção das nossas autoridades constituídas.


À frente dessa empreitada magnânima está o grande médico e cientista Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Doutor Cabeto! Um causador do bem.


A hora de prestar o nosso apoio é agora. Custa pouco para cada um de nós e será uma grande e inestimável dádiva para o nosso povo.

Estou, modestamente, fazendo a minha parte.


Doutor Cabeto.
 
Conto com os amigos para dividir um pouco e multiplicar muito.
Compre logo o ponto na rifa!

Abraços fraternos,
Alexandre Figueiredo"

Perda de memória

Deu na revista: "Consumo de álcool pode acelerar perda de memória. Resultado foi encontrado em homens de meia-idade que ingeriam mais de duas doses diárias de bebidas alcoólicas".


Bem, alguém que leu o texto acima, esqueceu do que é que o álcool pode fazer?

(Foto: Google)

Medo de injeção

video

O medo de injeção é uma questão cultural. Pois é, desde o tempo do bumba, existe a célebre frase: "Menino, te aquieta, senão, vou te levar pra tomar injeção"...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Camisinha

A utilização de preservativos na Antiguidade é ainda objeto de debate entre arqueólogos e historiadores. Nas civilizações egípcia, grega e romana, a prevenção da gravidez era geralmente vista como responsabilidade da mulher, e os únicos métodos contraceptivos amplamente documentados são métodos controlados pela mulher.

Preservativo encontrado no Egito. Estima-se que seja de 3 mil anos antes de Cristo e que seja feito de tripa de animais.

Na Ásia anterior ao século XV há registo do uso de preservativos que apenas cobriam a glande do pénis, embora tal fosse restrito às classes superiores e apenas com o intuito contraceptivo. Na China, é provável que os preservativos para a glande tenham sido fabricados em papel de seda oleado ou a partir de intestino de cordeiro. 

Em seus primórdios, os preservativos eram reutilizados diversas vezes.

Fonte: Wikipédia.
(Foto: Google)

Diamante Negro

Leônidas da Silva, na Seleção do Brasil de 1938, na Copa do Mundo da França.

O carioca Leônidas da Silva (1913-2004) foi um jogador de futebol e técnico, que atuava como atacante. É considerado um dos mais importantes da primeira metade do século XX. Tetracampeão carioca pelo Botafogo, em 1935, primeiro campeonato oficial, no regime profissional, e pentacampeão paulista pelo São Paulo. 

Leônidas recebeu o crédito por ter inventado a célebre "bicicleta" no futebol. Ele mesmo se autoproclamava o inventor dessa genial jogada.

(Foto: Google)

domingo, 26 de janeiro de 2014

A mão e o pião


A mão e o pião 
(Aperdigão) 

O cordão enrola o cone 
A partir do bico 
Enredado pela mão 
Com o dedo fixo 
Salta rijo o pião. 

Ao tocar suave o chão 
Faz sua dança solo 
Traçando riscos no salão 
A sombra do sol lhe fito 
Girando aflito em um só pé. 

E vai rodando, como rito 
De anavantu à marcha à ré 
De samba enredo a cantochão 
Até que tomba o pião contrito 
Para ser acolhido de novo pela mão.


De autoria do talentoso jornalista Alberto Perdigão, este poema será ilustrado pelo Rian Fontenele e musicado pela Aparecida Silvino. Quer dizer, vai pintar uma parceria de letra, imagem e música, da mais alta qualidade.

(Foto: Alberto Perdigão)

Salvador Dali & Coco Chanel

A biografia de Coco Chanel, por Lisa Chaney, revela informações um tanto polêmicas sobre a vida da estilista. 


Salvador Dali e Coco Chanel.

A autora garante que tem provas concretas de que fundadora da maison francesa usava drogas, era bissexual e envolveu-se com o pintor Salvador Dalí, enquanto ele era casado. Chaney também alega ter acessado documentos do Arquivo Federal Suíço que comprovam que um dos amantes de Chanel, Hans Günther von Dincklage, era espião nazista durante a Segunda Guerra Mundial. "Ninguém sabe se Chanel tinha consciência disso, mas depois da guerra ela viveu na Suíça, território neutro na época, para evitar problemas", afirmou o assessor de imprensa da autora.

(Foto: Google)

sábado, 25 de janeiro de 2014

Jennifer Lopez


O artista americano Danny Evans cria versões "gente como a gente" para celebridades. Acima, a cantora Jennifer Lopez.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Estado considerado


Existe o compensado e o descompensado, que é aquele que não tem compensação, ou seja, pessoa que está se passando, fora de seu estado considerado normal.

(Foto: Totonho Laprovitera)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Casa dos Políticos

Recebi e repasso.

Rita Lee.

"A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas ideias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. 

Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão: Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o público vota e elimina um. 

No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'. 

A ideia não é incrivelmente boa? Se você também gostou, mande essa mensagem para os amigos e faça coro pela campanha: Casa dos Políticos, já! Esse eu assistiria!"

(Foto: Google)

Taipa


Trazida para o Brasil pelos portugueses e amplamente empregada no período colonial, a taipa é uma técnica construtiva vernacular à base de argila (barro) e cascalho. 

Existem duas formas de taipa: a taipa de mão, onde o barro é aglutinado horizontalmente em um trançado de madeira para formar a parede, com as mãos; e a taipa de pilão, onde o barro é compactado horizontalmente, com o auxílio de formas e pilões. 

Agora, no Nordeste, quando a "moça é falada " o pessoal diz: "Essa aí leva mais vara do que casa de taipa". 

(Foto: Google)

Pintinhas azuis



Seu Manoel levou a esposa ao ginecologista.

- Doutor, estou muito preocupado com a Maria! Não sei o que são essas pintinhas azuis que aparecem na... Na altura da virilha dela...

Depois de examinar minuciosamente Dona Maria, o médico chamou Seu Manoel para um particular:

- O senhor costuma praticar sexo oral com a sua senhora?
- Sim, Doutor, a Maria adora. Mas, a gente tem sempre o cuidado de uma proteção redobrada...
- Tudo bem, tudo bem... Mas, eu quero lhe recomendar só uma coisa.
- Pode falar, Doutor.
- Das próximas vezes tire a caneta detrás da orelha.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Por um pum

Nas viagens do homem à Lua, muitas histórias aconteceram e foram fotografadas ou filmadas. Algumas divulgadas, porém, muitas omitidas, ficando guardadas em segredo de sete chaves! Este vídeo é um deles.

video

Sinuca


Sinuca é um jogo de mesa, taco e bolas praticado no Brasil, e constitui uma variante do pool (jogo de bilhar), um jogo de mesa inventado em 1875, na Grã-Bretanha. 

Neste jogo dois adversários tentam colocar em um dos seis buracos da mesa as bolas coloridas (não brancas) na sequência definida pelas regras. Pode ser jogado individualmente ou em dupla. Numa mesa de 2,84x1,42m (medida brasileira), são colocadas oito bolas, com pontuação de 1 (vermelha) a 7 (preta), mais a bola branca.

(Foto: Google)

Os Pontes

O retrato abaixo reúne os primos Pontes, em confraternização, no ano de 2001. 

Da esquerda pra direita. Em pé: Luiz Carlos e João. Sentados: Ricardo e Elenita. 

Luiz Calos e Elenita, são filhos do Doutor Pontes Neto; João, da Dona Meyre; e Ricardo, do Vilmar.

(Foto: Acervo Ricardo Pontes)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Delivery

Delivery é o serviço de entrega de materiais, bens, serviços ou produtos a um determinado local, comumente solicitados por telefone ou internet, pelo cliente consumidor. 


Existem diversos meios de se prestar o serviço de entrega. Dentre eles, o rodoviário é o de maior flexibilidade, com vários tipos de vantagens, como rapidez, menores custos, ampla cobertura geográfica entre outras. 

(Foto: Google)

Linha Circular

video

Das linhas de ônibus mais importantes de Fortaleza, existem a Circular 1 e a Circular 2. Ambas realizam percursos circulares fechados, passando por trechos da praia e por áreas turísticas do Centro da cidade. 

A linha Circular 1 segue no sentido Sul para Norte, ou seja, da Praia do Mucuripe para a Praia de Iracema, daí para o Centro, percorrendo alguns bairros até retornar ao Mucuripe. 

A linha Circular 2 segue no sentido oposto, ou seja, da Praia de Iracema ao Mucuripe, daí para o Centro, retornando para Iracema. 

Existem, ainda, as linhas Grande Circular 1 e Grande Circular 2; essas percorrem rotas parecidas às da Circular 1 e Circular 2, mas o circuito é mais amplo. 

Essas linhas possibilita o fácil deslocamento entre quaisquer pontos das praias urbanas, exceto a Praia do Futuro.

Os Batista

Orós de antigamente.

Da esquerda pra direita. Em pé: Eliseu Filho, Weimar e Wiron. Sentados: Wellington, Seu Eliseu e Nilo.

(Foto: Acervo Roger Dantas)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CNH categoria "A"


Para conduzir uma moto no Brasil, é necessário ter ao menos 18 anos de idade e possuir a carteira nacional de habilitação (CNH) de categoria "A". 

Existem técnicas específicas para se conduzir uma motocicleta, seja de que tipo, modelo ou terreno. 

É indispensável utilizar os equipamentos de segurança adequados, sendo que alguns deles são obrigatórios, como o capacete.

(Foto: Google)

Amigos

Quem descobre a verdadeira amizade, encontra-se com um tesouro. Zacarias Neto e Aymar Rodrigues.

A gente sabe que cultivar um verdadeiro amigo requer dedicação e tempo. Até porque a amizade duplica nossas alegrias e divide nossa tristeza. 

Pois é, um verdadeiro amigo é alguém que lhe conhece tal como você é, compreende onde você tem estado, acompanha-lhe em seus lucros e seus fracassos, celebra suas alegrias, compartilha sua dor e jamais lhe julga por seus erros. Afinal de contas, é muito difícil encontrar um bom amigo, mas, mais difícil ainda é deixá-lo e impossível esquecê-lo. 

(Foto: Acervo Aymar Rodrigues)

Bárbara Evans

Bárbara Evans, vencedora do reality show A Fazenda, tomando banho de sol.

Ao posar de biquíni em seu Instagram, Bárbara Evans exibe a cintura bem fina, mostrando que está com tudo em cima.

(Foto: Acervo de Bárbara Evans)

domingo, 19 de janeiro de 2014

Para dormir bem, pense no bem

Esta mensagem eu recebi da Nicole Kurtnaits Ribeiro.



"Ideias de medo, indecisão, ódio, ganância são negativas. Sobrecarregam o sistema nervoso. Atrapalham o sono. Pensamentos de confiança na Vida e em si mesmo, de bondade, tolerância, humildade aliviam o sistema nervoso. Trazem bom sono. Portanto, antes de dormir, acalme-se. Tenha bons pensamentos. Mentalize coisas belas. Faça bons propósitos para o dia seguinte. Agradeça o que passou. Não pense em problemas. Sinta-se leve e alegre. Durante um bom sono aparecem soluções para os mais difíceis problemas." (Lourival Lopes)

Na esquina do Vaval

video

Saudade fotografada

Recebi a mensagem abaixo do Luciano Maia, que comentou: "Esta foto me comoveu profundamente".


Acompanhado da imagem, estava escrito: 

"Finalmente a saudade foi fotografada!

Esta menina perdeu a mãe na guerra. No pátio do orfanato desenhou-a com giz e aconchegou-se num colo que não existe mais, deixando fora as sandálias para respeitá-la, como manda a cultura oriental ao se entrar num lugar santo. O amor faz do outro sagrado!"

Paulo Limaverde


Nos anos 1960, o Paulo Limaverde inovou na radiofonia cearense com seu progragra "Sucessão de Sucessos que se Sucedem Sucessivamente Sem Cessar! Sá, Se, Si, Só, Sucesso"!
Nos anos 1970, foi a vez de "Bote, Seu Paulo, Bote"...

(Foto: Google)

Programa


- Alô?
- Alô, pois não...
- Meu amor, quanto é o programa?
- 100...
- Completo?
- Full é 120...
- Se eu pagar 20, faz só o...?
- "Tu, tu, tu, tu"...

sábado, 18 de janeiro de 2014

Guilherme Pinho


Nos anos 1970, a rádio Dragão do Mar tinha como seu carro chefe o programa “A Dragão Dá o Bis no Som Maior do Sucesso”, com Guilherme Pinho.

(Foto: Google)

Enlaçados

"Um corpo olha o outro como o seu campo de flores. Como são as flores: um santuário de perfumes. Diante de um campo de flores, resta ao corpo dedilhar as estrofes de um poema. Enlaçados, os corpos depõem-se num poema que se aviva no sussurro da carne com a carne. Como se não houvesse o dia seguinte. Como se não houvesse o dia seguinte." (Paulo Vila Maior)

(Foto: Google)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Fagner homenageado em “Amores Roubados”


Hoje, Fagner me repassou a seguinte mensagem, que recebeu do jornalista Geneton Moraes Neto: “Fala! George Moura, autor de ‘Amores Roubados’, que tinha gostado da tua narração (*), me pede pra avisar que fez uma ‘homenagem’ a você no ultimo capitulo, hoje. Disse que ficou ‘arrepiante’. Abraços!” 

Vou assistir para ver a homenagem. 

(*) Fagner narrou o documentário ‘Garrafas ao Mar: a víbora manda lembranças’, de Geneton Moraes Neto, produzido pela Globo News, que conta alguns dos mais marcantes momentos da carreira do jornalista e ex-correspondente de guerra Joel Silveira. 

(Foto: Google)