terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Solitário macambúzio


Almoçando no Flórida Bar, acompanhei um boêmio ficar sozinho, aos poucos, na mesa ao lado.

Quando o último dos moicanos levantou-se, alegando ter que ir trabalhar, enrolando a língua, o solitário macambúzio falou: - "Você está sendo muito perverso, viu?" 

(Foto: Google)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Arquitetura

A arquitetura de Bjarke Ingels. 

VM Houses, Copenhague (Foto: Johan Fowelin).

Bjarke Bundgaard Ingels (1974) é um arquiteto dinamarquês, fundador e sócio criativo do Bjarke Ingels Group desde 2005.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Síndrome de Taiti


Preste atenção, a “Síndrome de Taiti” afeta pessoas encantadas por lugares afastados, bonitos e bucólicos, nos quais elas poderiam até escapulir. 

Pois bem, no desejo do paraíso da natureza, a “Síndrome de Taiti” faz tudo emanar amor. E é quando tudo vivenciado vira puro êxtase o tempo todo. Aí, a sensação de amar traspassa os sentidos e a emoção sem fim os carrega aos limites da matéria. 

Dizem que ela é como uma febre cesão que não passa ou uma fome sem fim. Um fogo que queima sem queimar e inebria os sentidos. Um sentimento aceso por puro amor, o êxtase de amar para sempre". 

Portanto, preste atenção, todo cuidado é pouco com a “Síndrome de Taiti”. 

(Foto: Marcelo Freire)

sábado, 25 de fevereiro de 2017

A freira e o fonógrafo


Vendo “Marguerite”, essa cena me chamou atenção e eu a denominei de “A freira e o fonógrafo”. 

De 2015, o filme de Xavier Giannoli conta a história de Marguerite Dumont, uma mulher rica e deslumbrada por música e ópera que, seguindo sua paixão, organizava vários concertos e se apresentava em sua mansão, sem ninguém ter a coragem de dizer que ela cantava mal. 

Freira é uma mulher que abdicou da vida comum em sociedade e escolheu recolher-se em um convento ou mosteiro, passando a viver plenamente consagrada aos ofícios religiosos. 

Fonógrafo foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Criação

Toim da Meruoca.

Diz Toim da Meruoca que, sobre processo criativo, ouviu de um poeta popular: - “Eu só preciso ter sentimentos, primeiro, aí eu escrevo sobre eles.”

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Kaludoscópio, de Fernando França

Comodoro

Licínio Corrêa e Chiquinho Aragão, Comodoro e Vice-Comodoro do Iate Clube de Fortaleza. 

Comodoro é o título de patente militar atribuída na marinha à oficiais de hierarquia superior à de capitão de mar e guerra e inferior à de contra-almirante. 

É também, na maioria dos clubes náuticos, a qualificação do seu presidente. Por extensão, o vice-presidente é vice-comodoro. 

(Foto: Rogério Lima / Baladain)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Cultura

Pedro Mastrobuono.

"A bem da verdade, cultura não é assunto apenas de um governo, qualquer que seja ele. Não se trata deste ou aquele presidente. Não é demasiado lembrar que nossa Constituição Federal consagra o entendimento de que a cultura é importante elemento de formação de identidade. Nossas músicas, danças, pinturas e esculturas, a maneira pela qual professamos nossa fé. É através das manifestações culturais que nos reconhecemos por iguais. Dando-nos o sentimento de pertencimento." (Pedro Mastrobuono) 

(Foto: Acervo Instituto Volpi)

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Utopia

Thomas More.

Pra quem não sabe, “Utopia” é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. 

Nascido no Reino Unido, em Londres, Thomas More (1478-1535) foi homem de estado, diplomata, escritor, advogado e homem de leis. Ocupou vários cargos públicos, em especial, de 1529 a 1532, o cargo de "Lord Chancellor" de Henrique VIII da Inglaterra. 

(Imagem: Google)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Poesia na rede

video

Totonho Laprovitera recita “Na Janela do Meu Quarto Crescente”, de sua autoria.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Grappa


Apreciada desde a Idade Média, a grappa é uma bebida destilada de origem italiana, feita a partir de resíduos de bagaço de uva, para reduzir o desperdício das sobras das vinícolas. 

O gosto da grappa depende do tipo e qualidade da sua uva, bem como do modo do processo de destilação. Possui entre 37,5% e 60% de álcool por volume e é aromatizada com arruda. 

Pesquisando sobre grappa, encontrei muitos testemunhos de que ela é uma bebida que acende o bom humor e, logo, o riso. Seguramente, essa é uma das principais razões do meu gosto por ela. 

(Foto: Google)

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Ceará Contra 007


Pra quem não sabe, “Ceará Contra 007” foi uma telenovela humorística exibida pela TV Record de julho a setembro de 1965, às 20h30. O título era um arremedo do filme “Moscou contra 007”, com Sean Connery no papel de James Bond. 

Escrita e dirigida por Marcos César, na época, a telenovela reuniu todo o grande elenco de humoristas da Record: Ronald Golias (Professor Bartolomeu Guimarães); Jô Soares (Jaime Blonde, imitando James Bond); Consuelo Leandro (Lamparina, parodiando a Mamãe Dolores, personagem da telenovela “O Direito de Nascer”); Ary Toledo (Jesuíno); Renato Corte Real; Adoniran Barbosa (Comendador Giácomo); Cidinha Campos (Isabel); Rony Rios (Geraldo); Borges de Barros (Gervásio); Durval de Souza (Mr. M); Márcia Maria (Sílvia); Simplício (Genésio); Gladi Marisa (camareira); Carmem Verônica; e Viana Júnior.


Com samba composto por Adoniran Barbosa para servir de canção-tema, "Ceará Contra 007" trazia no enredo da sua história Jaime, um agente secreto com a missão de impedir o roubo da fórmula do “Jabá Sintético” pelas potências inimigas. 

Quem lembra diz que, apesar de durar no ar somente três meses, a telenovela fez bastante sucesso. 

(Imagem: Google)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Advogado

Danilo Cardoso e Valter Furtado, advogados.

O advogado é fundamental para a justiça assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.

O vocábulo "advogado" advém da expressão latina ad vocatus, ou seja, aquele que foi chamado, o qual o Direito Romano instituía como a terceira pessoa avocada para falar a favor ou defender o interesse de alguém.

Segundo a crença da Igreja Católica, o patrono dos advogados é Santo Ivo. No Brasil o dia do advogado é 11 de agosto. 

(Foto: Totonho Laprovitera)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Aldemir

video

Trecho de entrevista de Totonho Laprovitera à Mariana Pabst Martins, para documentário sobre Aldemir Martins. Gravado em Fortaleza, na tarde de domingo do dia 24 de abril de 2016. Música “Revendo Amigos”, de Manassés de Sousa.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Gratidão

"A gratidão é a memória do coração." (Antístenes)


O filósofo grego Antístenes (445 a.C.-365 a.C.) foi considerado o fundador da filosofia cínica. Aprendeu retórica com Górgias e depois se tornou discípulo de Sócrates.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Lei do Silêncio

O dia amanhecendo no bairro Bom Jardim...

video

Código Civil - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002.

Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.

Parágrafo único. Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança. 

(Vídeo: WA)

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Equilibrista

video

Equilibrista é a pessoa que exibe extrema habilidade e destreza de movimentos de corpo, ou que se mantém em equilíbrio em uma posição difícil, incômoda ou arriscada. 

(Vídeo: WA)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Indietro

Totonho Laprovitera - Tortora! Tortorella! - 2016 - Infogravura - 30 x 55 cm.

INDIETRO 
(Totonho Laprovitera) 

Quando la vita mi lasciare, 
non dire che sono morto 
Dire che ho lasciato 
di tornare in Italia!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Os Pontes e Figueiredo

Ricardo, Figueiredo e Vilmar.

Conta Ricardo Pontes que quando o seu pai Vilmar era deputado, sempre o levava para jogar baralho na casa do General Figueiredo, em São Conrado, no Rio de Janeiro. 

“Jogávamos 'buraco' de dupla e o papai dizia que era pra gente 'perder' toda vida! Era de lascar!”, comenta. 

Conheci e fui amigo de Vilmar Pontes, com quem estive diversas vezes em Massapê – onde ele foi morar no entardecer da vida – e posso assegurar que ele era uma personalidade interessantíssima! 

(Foto: Acervo Ricardo Pontes)