Querido Laprovitera,
Para quem não sabe, sou filha de Pereiro, que é um pequeno e belo município brasileiro do estado do Ceará, localizado a uma latitude 06º02'30" sul e a uma longitude 38º27'35" oeste, de clima tropical quente semi-árido, estando a uma altitude de 560 metros. Subdividido em dois distritos - Pereiro Sede e Crioulos, a sua população estimada em 2010 era de 22.754 habitantes.
Sendo parte da bacia do Médio Jaguaribe, suas principais fontes de água são os riachos Brum, Figueredo, São Caetano, e Pitombeiras, dentre outros. Existem, ainda, diversos açudes, como o Adauto Bezerra, da Madeira e Açude Sítio dos Lopes.
Quanto ao relevo e solo, nossas terras integram parte da Depressão Sertaneja e as principais elevações possuem altitudes entre 200 e 700 metros acima do nível do mar, como, por exemplo, a Serra das Porteiras Riachos. Os solos da região são podzólicos e bruno não-cálcicos.
Na nossa vegetação predomina a caatinga arbustiva aberta, tornando-se mais arbórea e espinhosa nas vertentes. Nas áreas mais elevadas aparece a mata seca, ou floresta subcaducifólia tropical pluvial.
Pereiro, em sua economia local, é baseada na agricultura de subsistência do algodão arbóreo e herbáceo, milho, feijão, fava, mandioca, cana-de-açúcar, castanha de caju e frutas diversas. Na pecuária predomina a criação bovina, suína, ovina e avícola. Ainda destaca-se como fonte de renda o extrativismo vegetal: fabricação de carvão vegetal, extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas, além de atividades com oiticica e carnaúba. O artesanato de redes e bordados também gera rendas para as famílias do município.
Bem, amigo, quero lhe convidar para conhecer nosso sítio turístico, onde você verá o Monte Cristo Rei, com estátua de braços abertos para a cidade; o Mirante no Sítio Carvão, de onde se pode olhar todo o Baixo Jaguaribe e convida à pratica do paragliding; a Casa dos Escravos, no sitio Trigueiro, onde conta um pouco da história do município e do período escravocrata; a nossa arquitetura antiga; a Capela de São Vicente, Casarão do Trigueiro, Correios, Mercado João Gabriel, Casa de Farinha e Engenho. Cachoeira Pedra D'água; e a Casa de Cultura.
Ah, ia me esquecendo, você sabia que, de quebra, Pereiro ainda é a terra do cantor Falcão?
Um cheiro e um queijo da amiga
Vicentina Matulão
PS: Segue uma foto minha.
Vicentina,
Numa demonstração de conhecimento, a sua instrutiva carta conta sobre como é bom gostar da terra que é da gente!
Agora, pela foto, não sei se pelos girassóis, dá pra notar que você tem mesmo alguma coisa a ver com o Falcão.
Valeu pelo carinho.
Um beijo do
Laprovitera
Um beijo do
Laprovitera
Nenhum comentário:
Postar um comentário