Ocorrido em 4 de maio de 1949, a tragédia de Superga foi um acidente de avião, que colidiu com a parede traseira do aterro da Basílica de Superga, na colina de Turim. Foram 31 vítimas, dentre elas o time inteiro de futebol de Turim.
Vindo de Lisboa, onde o grupo tinha jogado um amistoso com o Benfica para celebrar a despedida do futebol capitão da equipe lusitana José Ferreira, o avião estava pousando na capital do Piemonte, quando esse trágico acidente aconteceu, causando a aniquilação total, de uma vez, da mais forte equipe de futebol italiana de todos os tempos.
Até então, o Torino havia ganho cinco campeonatos consecutivos, contribuindo para trazer prestígio para uma nação que tentava se recuperar dos terríveis anos de fascismo, guerra e ocupação alemã.
Morreram no acidente da equipe funcionários e atendentes, tripulantes e três dos melhores jornalistas esportivos italiano. Para identificar os corpos, especialistas foram chamados, assim como o ex-técnico Vittorio Pozzo, que conhecia muito bem os jogadores.
O impacto da tragédia foi muito forte na Itália. No dia do funeral, quase um milhão de pessoas foram às ruas em Turim para se despedir da valorosa equipe.
O trauma foi tanto, chega no ano seguinte, a equipe da Itália viajou de navio para a Copa do Mundo no Brasil.
(Foto: Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário