"Dendê: Quem te Viu, Quem te Vê" foi um projeto da Universidade de Fortaleza (Unifor) que deu um colorido novo ao antigo prédio do 26º Distrito Policial e à vida de, pelo menos, 20 pessoas da comunidade do Dendê, que participaram de uma oficina de arte, pintando e renovando a delegacia.
Quando o curso se encerrou, nada de trancas, algemas ou prisões, no local que passou a funcionar como um centro artístico e cultural. "Este é um sonho que a gente está realizando", disse a presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social, Antônia Agostinho de Sousa.
De acordo com ela, desde que a delegacia mudou, o prédio antigo foi cedido para o Conselho, atendendo a reivindicação da comunidade. "O Dendê vai ficar mais bonito", disse.
Os trabalhos, conforme o artista visual responsável pela oficina, Totonho Laprovitera, começaram com uma visita à exposição "Mirabolante Miró", no Centro Cultural da Unifor, de onde veio a inspiração para as intervenções artísticas nas paredes da antiga delegacia.
Segundo ele, além de saber manusear bem as tintas e os pincéis, as pessoas estão surpreendendo pelo talento para as artes.
O projeto "Dendê: Quem te Viu, Quem te Vê" foi uma iniciativa da vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor. Um dos principais objetivos do projeto foi a criação de alternativas através da arte, para levar lazer e cultura vinculados à educação e à experiência de organização social na comunidade.
Uma área que até então ainda não havia sido muito explorada pela Universidade, que há anos realiza programas sociais para o Dendê, nas áreas de assistência jurídica, saúde e qualificação profissional.
(Fotos e vídeo: Totonho Laprovitera)
Nenhum comentário:
Postar um comentário