Você sabia que, assim como os templos, todas as esculturas gregas e romanas eram pintadas?
Réplica pintada de um arqueiro, 490 a.C, no Parthenon, em Atenas.
Pois é, a concepção de que a arte clássica era imaculadamente branca, e assim devia permanecer, foi estabelecida pelo alemão Joachin Winckelmann (1717-1768), considerado o fundador da história da arte e um dos pioneiros da arqueologia. Winckelmann dizia que o branco era a cor da beleza ideal e que o uso das cores na escultura significava a decadência e o desvirtuamento da arte clássica.
Augusto, primeiro imperador de Roma.
No entanto, "Desde o século XIX, estudiosos já sabem que gregos e romanos utilizavam cores em suas estátuas, mas até hoje, para o grande público, o branco está associado ao clássico e ao bom gosto na escultura", comenta Luciano Migliaccio, professor de história da arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
"Na realidade, o conceito de que as obras eram totalmente brancas chegou aos dias de hoje por causa da perda de policromia provocada pela ação do sol e da chuva", diz Paolo Liveriani, um dos organizadores da exposição "As Cores do Branco", realizada no Museu do Vaticano, em 2005.
Fonte: Veja.
(Fotos: Google)
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