Stelinho.
Desde 1966, Stélio Romero do Valle (1950-2008) começou a participar de festivais de música em sua terra natal, Fortaleza. A partir dos anos 1970 fez shows individuais e coletivos, dividindo o palco com Rodger de Rogério, Téti, Sérgio Ricardo, Ednardo, Fagner, Cirino, Ricardo Bezerra, Ferreirinha e tantos outros talentos.
Teve canções registradas por intérpretes como Fagner, Nara Leão, Zizi Possi, Núbia Lafayete, Lúcio Ricardo, Ednardo, Cirino, Fhátima Santos, Kátia Freitas e Paulo Rossglow. Participou da coordenação musical do LP duplo Massafeira, um marco na produção musical cearense na passagem da década de 1970 para a de 1980. Em 1981 gravou de forma independente, no Rio de Janeiro, seu próprio disco: Brilho.
Sobre Stelinho, conta Francis Vale: “Nós até pensávamos que éramos irmãos. Com o mesmo sobrenome, né? (risos)... Nos conhecemos há uns 35 anos, mais ou menos. O Stélio fez parte de uma geração que veio logo em seguida à primeira turma do Pessoal do Ceará. Eram Os Novos Cearenses. A casa do (produtor cultural) Cláudio Pereira, na Beira Mar, era o ponto de encontro dessa turma que incluía o Stélio. Ele foi meu primeiro parceiro. Fizemos várias músicas, algumas morreram com ele. E Apaixonadamente caiu no gosto do pessoal... Ele gostava muito de usar umas expressões. Chegava pra gente e falava: ‘Diga aí, fracasso!’. Tanto ele usou essa frase que isso pegou, ficou na boca de todo mundo, e o Fagner acabou botando o nome de uma música dele como Fracassos. Mas o Stélio dizia isso mais como naquela famosa saudação do pessoal de teatro: era no sentido oposto, de dar força, desejar sucesso”.
Além de músico, Stelinho era formado em Administração de Empresas
(Foto: Gentil Barreira / Acervo Aura)
Gostava muito dele. Passamos noites e noites conversando sobre a vida no Anisio e no bar da vozinha, isto no meio dos anos 70.
ResponderExcluirTivemos um estacionamento juntos, no centro. Ele era uma grande figura e grande amigo. Foi cedo demais.
Valeu Totonho.
Bela homenagem !! Stellinho era uma figura ímpar... uma das pessoas mais bonitas que já conheci... humano, talentoso, do bem.... Saudades traduz
ResponderExcluir