domingo, 22 de dezembro de 2013

VII FIC

Artistas participantes da Fase Nacional do VII FIC, onde podemos ver Belchior, Ednardo, Fagner, Hermeto Pascoal, Jackson do Pandeiro, Maria Alcina, Os Mutantes, Raul Seixas etc. 

O VII FIC, de 1972, revelou artistas como Alceu Valença, Belchior, Ednardo, Fagner, Hermeto Pascoal, Maria Alcina, Paulo César Pinheiro, Raul Seixas, Renato Teixeira, Rildo Hora, Ruy Mauriti, Sérgio Sampaio e muitos outros compositores e intérpretes. Dos mais conhecidos, participaram Jackson do Pandeiro, Marlene e Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Liminha). 

Criado por Augusto Marzagão, de 1966 a 1972, o Festival Internacional da Canção reuniu em disputa músicas nacionais e estrangeiras. Realizado no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e transmitido pela TV Rio (primeira edição) e pela TV Globo, a música de abertura era composta por Erlon Chaves e chamava-se Hino do FIC. O apresentador oficial era Hilton Gomes, que cunhou a célebre frase "Boa sorte, maestro!". O prêmio era o Galo de Ouro, concebido por Ziraldo e confeccionado pela joalheria H. Stern. 

Em cada edição do FIC, ocorriam duas fases: a nacional, para a escolha da melhor canção brasileira, e a internacional, para sagrar a melhor canção de todos os países participantes. A concorrente brasileira era a vencedora da fase nacional. 

Fonte: Zeca Zines. 
(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário