Artistas participantes da Fase Nacional do VII FIC, onde podemos ver Belchior, Ednardo, Fagner, Hermeto Pascoal, Jackson do Pandeiro, Maria Alcina, Os Mutantes, Raul Seixas etc.
O VII FIC, de 1972, revelou artistas como Alceu Valença, Belchior, Ednardo, Fagner, Hermeto Pascoal, Maria Alcina, Paulo César Pinheiro, Raul Seixas, Renato Teixeira, Rildo Hora, Ruy Mauriti, Sérgio Sampaio e muitos outros compositores e intérpretes. Dos mais conhecidos, participaram Jackson do Pandeiro, Marlene e Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Liminha).
Criado por Augusto Marzagão, de 1966 a 1972, o Festival Internacional da Canção reuniu em disputa músicas nacionais e estrangeiras. Realizado no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e transmitido pela TV Rio (primeira edição) e pela TV Globo, a música de abertura era composta por Erlon Chaves e chamava-se Hino do FIC. O apresentador oficial era Hilton Gomes, que cunhou a célebre frase "Boa sorte, maestro!". O prêmio era o Galo de Ouro, concebido por Ziraldo e confeccionado pela joalheria H. Stern.
Em cada edição do FIC, ocorriam duas fases: a nacional, para a escolha da melhor canção brasileira, e a internacional, para sagrar a melhor canção de todos os países participantes. A concorrente brasileira era a vencedora da fase nacional.
Fonte: Zeca Zines.
(Foto: Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário