A La Trattoria, do italiano Alfio, marcou época na Praia de Iracema dos anos 1980, em Fortaleza. Com ambiente rústico e descontraído, decorado com diversos e curiosos objetos, à meia luz e com suas toalhas de mesa quadriculadas, típico das cantinas italianas, a La Trattoria se estabeleceu com a melhor cozinha italiana da cidade.
Dentre seus pratos, a lasagna verde alla bolognese se destacava. Assada em forno à lenha e consagrada pelos mais exigentes paladares, era servida em pequena travessa que vinha com o queijo deliciosamente queimado grudado em suas beiradas.
A sua mesa de antepasto, novidade na época, possuía uma enorme variedade de queijos, embutidos, conservas, pães e frios. As largas pizzas chamavam atenção devido ao seu generoso tamanho. Combinados com finos vinhos, então, os manjares harmonizavam-se com os sabores inspirados nas tradições italianas.
Na La Trattoria, estacionávamos os carros vis-à-vis às pedras que resguardavam a praia do mar, ou numa área livre, onde hoje é o Largo Luiz Assunção. Na cantina, havíamos a opção de abancarmos às mesas externas e sermos beijados pelas brisas marítimas, ou no intimista recinto interno, experimentando a Itália.
No salão, parece que estou é vendo, os garçons e clientes balançando um divertido chocalho pendurado numa cangalha pendida ao teto, fazendo um barulho danado e à todos alegrando.
Mas, por razões que desconheço, a La Trattoria foi-se embora da Praia de Iracema para nunca mais voltar. Levou com ela o sossego que reunia famílias, amigos e casais de apaixonados namorados. Deixou muita saudade. Saudade de um tempo onde a nossa bucólica Fortaleza adolescia, fazendo-se de lua para desposar-se do sol.
(Foto: Acervo Ramiro Barroso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário