Caro cunhado querido Totonho,
Bairrismo à parte, Sobral foi e é terra geradora de grandes talentos. Para ficar restrito ao campo da religião, só de bispo produziu cinco: Dom José Lourenço da Costa Aguiar (Bispo do Amazonas); Dom Jerônimo Tomé da Silva (Bispo de Belém e Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil); Dom José Tupinambá da Frota (primeiro bispo de Sobral); Dom Expedito Lopes (Bispo de Ingazeiras na Paraíba) e Dom Antonio Almeida Lustosa (Bispo de Fortaleza). A propósito - e esse é mote do comunicado - o mês de setembro é comemorativo, por ser de nascimento (10/09/1882) e morte (25/09/1959) de Dom José. A duradoura e inusitada permanência do episcopado de Dom José (inéditos e ininterruptos quarenta e três anos) coincide, temporalmente, com os pontificados de quatro papas: Bento XV, Pio XI, Pio XII e João XXIII. Dentre outras grandes obras (e aqui faço destaque por ser objeto de estudo da minha tese de doutorado em Sociologia da UFC), Dom José idealizou e orientou o jornal semanal impresso católico "Correio da Semana", o mais antigo, em circulação, do Brasil.
PS: Segue foto de Dom José (ao lado vê-se o comunicador José Maria Soares). Fique à vontade para modificar o texto. Obrigado e um abraço.
Aurélio Filho
Querido cunhado Aurélio, como posso modificar um texto tão bem escrito em sua forma e conteúdo?
Uma gente que sabe contar e compreender a sua história, ensina aos seus filhos que boas gerações de um povo formam, além da cultura, uma forte civilização. Parabéns pela sua contribuição à memória de Sobral!
Nenhum comentário:
Postar um comentário