Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Inicialmente Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova ou do Evangelho.
Jesus também tinha para ajudá-lo em vida, além dos doze apóstolos, cerca de 70 discípulos, palavra derivada do latim que significa aluno. Nos seus doze homens, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam sua profissão nas águas da Galiléia. Quando foram chamados para servir, eles se dedicaram a ser testemunhas para o mundo daquele que os chamara.
Eram os discípulos principais ou apóstolos escolhidos por Jesus Cristo há cerca de dois milênios: Simão chamado Pedro, o príncipe dos apóstolos; André, o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro; João, o apóstolo bem-amado; Tiago, o Maior, irmão de João Filipe, o místico helenista; Bartolomeu, o viajante; Tomé, o ascético; Mateus ou Levi, o publicano; Tiago, o Menor; Judas Tadeu, o primo de Jesus; Simão, o Zelota ou o Cananeu Judas Iscariotes, o traidor.
Após a traição de Iscariotes, Matias foi escolhido pelos demais para ocupar seu lugar no colégio apostólico. Mais rigorosamente seria o 13º apóstolo. Outro famoso apóstolo, Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, mas convertido através de visões do Jesus ressuscitado, tornou-se um dos mais ardentes apóstolos do cristianismo.
Imagens de O Gólgota - A Paixão de Cristo, encenada pela Casa da Comédia Cearense.
(Fotos: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário