quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cleópatra

Cleópatra (69 a.C.-30 a.C.), célebre e intrigante rainha do Egito, conquistou generais romanos em busca de suas ambições políticas. 

Camila Pitanga, encarnando uma Cleópatra fashion na São Paulo Fashion Week de 2008. 

Nascida na cidade macedônica de Alexandria, herdou as heranças gregas e persas que se estabeleceram na região nordeste da África pela ação do imperador Alexandre, o Grande. 

Apesar de se interessar com o luxo da corte e com a vaidade, enfeitando-se com jóias de ouro e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas, safiras e rubis), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares, Cleópatra estava longe de ser apenas uma mulher fútil, poderosa e entregue aos prazeres da vida. Almejava dar fim às dominações estrangeiras que tomavam seu reino, era distinguida como hábil debatedora e dominava várias línguas como aramaico, persa, somali, etíope, egípcio e árabe. Segundo o historiador Plutarco, ela não detinha atributos físicos, mas se valia de outros artifícios para alcançar seus objetivos. 

A luta pelo poder entre ela e seus irmão gerou uma forte instabilidade política e econômica para o Egito. Diante disso, ela acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma. Sedutora e extremamente inteligente, Cléopatra sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha.

(Foto: Victor R. Caivano / Associated Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário