Quando os conquistadores ingleses chegaram à Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais dando saltos espantosos. Imediatamente, chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. Ele sempre repetia "Kan Ghu Ru" e, assim, o adaptaram ao inglês, "kangaroo" (canguru). Posteriormente, os linguistas estabeleceram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer "Não te entendo".
Curiosidade: Existem 50 espécies de cangurus. Dentre elas, a que pula mais alto é o canguru-vermelho, que chega até 3 metros de altura e 12 metros de comprimento. Os cangurus não correm, mas alcançam a velocidade de 50 quilômetros por hora.
Uma alerta: Além de serem ótimas para saltar, as patas dos cangurus ajudam o bicho a se defender. Quando algum deles pressente algum perigo, avisa o grupo batendo os pés com força no chão, assobia e, daí, todos fogem juntos.
Os cangurus se distinguem, sobretudo, pelo tamanho. O maior deles, o canguru-vermelho, chega a ter 1,8 metro de altura. Já, o canguru-rato-almiscado, o menor, mede apenas 20 centímetros e nem parece um deles.
(Foto: Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário