- Pisa na pleura!
Antigamente, era assim o grito do torcedor quando exigia uma jogada mais ríspida no futebol.
Bem, sobre essa usual expressão de outrora, eu só fui entender verdadeiramente a sua razão quando no final dos anos 80 fui acometido de uma pleurisia, ou seja, inflamação na pleura. Ainda bem que não tive um derrame.
Quando esse mal se manifestou – respeite a dor! – eu pensei que estava enfartando ou coisa parecida. Era uma dor medonha que me fazia sentir estar sendo esfaqueado no peito pelas costas! Quase morri de sofrimento e medo de partir.
Aí, de emergência, fui ao médico que, por meio da auscultação pulmonar, suspeitou de pleurisia. Fiz exames de imagem, com radiografia torácica e coisa e tal... Veio o resultado: Inflamação na pleura, causada por origem de choque térmico – de noite, eu havia tomado um banho bem quente e em seguida adentrado em meu quarto com o ar-condicionado tinindo, gelado de rachar os dentes!
Daí, identificada a etiologia do mal, entrei em tratamento médico à base de analgésicos, antibióticos e muito repouso para me livrar de infecção.
Pois foi. Hoje, quando me recordo do “pisa na pleura!”, penso logo na imensa dor torácica que senti por causa daquela inflamação e digo: - Dói pra caralho!
Hahahahahahaha!!!
ResponderExcluirExpressão que fez parte das brincadeiras de adolescente.