quinta-feira, 21 de junho de 2012

Índios no Maracanã

Deu no Uol Esporte:

De diferentes etnias, os índios ocupam o terreno abandonado do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

"Novo Maracanã ameaça índios que vivem ao lado da obra

O Maracanã está passando por uma enorme reforma para receber os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. As obras vão modificar as arquibancadas, a cobertura, as rampas de acesso e até o entorno do estádio. Todas essas adequações põem em risco uma aldeia indígena que existe há seis anos ao lado do Maracanã, no terreno do antigo Museu do Índio. A Aldeia Maracanã é formada por índios de vários etnias, que reivindicam um local para proteger sua cultura."

Sobre o assunto, comenta o bodegueiro Zé Biloia: "Do jeito que as coisas vão, cara pálida, eles vão querer fazer da Copa, programa de índio!" 

Zé Biloia, para você entender o caso, veja o que Liliam Maria escreveu: "Amigos, quando eu estava na escola pública fazendo o antigo ginásio, fui visitar o Museu do Índio no Maracanã para pesquisar sobre a fauna e sementes brasileiras. Foi neste prédio que ví, pela primeira vez, a vitória régia do Amazonas.

Com a mudança do Museu do Índio para Botafogo, este prédio que foi doado pelo Duque de Saxes aos Povos Originários ficou a mercê do tempo, largado sem pai e sem mãe durante anos. Hoje encontra-se ocupado por várias etnias indígenas na esperança de que este prédio seja reformado (ele é tombado) e se torne universidade indígena.

É justo! Eu apoio esta luta!

O Antigo Museu do Índio está tendo problemas seríssimos, vejam a reportagem disponibilizada na internet explicando a atual situação do 'Casarão' e das várias etnias indígenas que estão assentadas no terreno na tentativa de resguardarem esta propriedade indígena para atingir seus objetivos educacionais: 'A reforma do Maracanã (RJ) tem como objetivo oculto expulsar os indígenas da antiga sede do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) está ameaçado pelo PAC da COPA, Os indígenas resistem e querem que o imóvel seja a Primeira Universidade do Brasil'."

(Foto: Sergio Moraes / Reuters)

Um comentário:

  1. Participei de uma manifestação no último domingo, no Rio e filmei uma índia que vive na aldeia maracanã (ameaçada de sair de lá já que o Sr. governador que derrubar o prédio para construir "melhorias" para a copa de 2014) fazendo um discurso emocionado e esclarecedor. De início ela fala em tupi-guarani mas depois continua em português. Me levou e levou mais alguns lá às lágrimas. www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

    e um video da manifestação www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY

    Se puder divulgar...

    ResponderExcluir