sábado, 14 de abril de 2012

Vilanova Artigas!

"Quando a ciência cala, a arte fala." (João Batista Vilanova Artigas)

João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) foi um importante arquiteto brasileiro, cuja obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola paulista.

Embora tenha nascido na cidade de Curitiba, Artigas é considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, seja pelo conjunto de sua obra aí realizada, seja pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos.

Devido à sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro, em 1969, foi afastado da FAU e obrigado a se exilar no Uruguai. Embora tenha vivido no Brasil na década de 1970, foi impedido de atuar plenamente. Seu retorno à faculdade se deu em 1979 - fruto do processo de anistia instaurado no país a partir daquele ano - e foi celebrado pelos alunos. Continuou a lecionar na FAUUSP até sua morte, em 1985, ano em que lhe foi atribuído o cargo de professor titular. Ironicamente, neste período de redemocratização, foi professor da disciplina Estudos de Problemas Brasileiros, criada pela ditadura militar e imposta pelo regime às faculdades brasileiras como instrumento de controle ideológico. Durante este curso, subverteu o programa clássico da disciplina e levou à FAU diversas personalidades do mundo artístico, político e cultural, intelectuais de esquerda que também haviam sido perseguidos pelo regime, entre eles o pintor Aldemir Martins, o ator Juca de Oliveira e o então cardeal-arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns.

Fonte: Wikipédía.
(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário