quarta-feira, 17 de julho de 2013

Museologia em Lisboa

Estou cursando um intensivo de Museologia, na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, 

Da esquerda pra direita: Totonho Laprovitera, Edu Oliveira, Vera Mamede e Marcelo Silva. 

A Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa é uma instituição de ensino público universitário dedicada ao ensino e investigação nas áreas da pintura, escultura, design de equipamento, design de comunicação e arte e multimídia, ciências da arte e do patrimônio e desenho. 

No Convento de São Francisco,  a Faculade de Belas Artes situa-se no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, perto do Chiado. 

Em Portugal, a partir de 1594, o ensino das artes percorreu várias etapas que conduziram, em 1836, a criação da Academia de Belas Artes, instalada, desde o início, no Convento de São Francisco, no Chiado, onde ainda hoje está sediada a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Criada em 1925, a Escola de Belas Artes de Lisboa, chamada Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) a partir de 1950, foi integrada na Universidade de Lisboa em 1992, adotando a atual denominação. 

Professor Luís Jorge Gonçalves, diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Nesse curso de Museologia, seguramente, impera a velha e boa máxima de que, assim como o bem, o conhecimento vale muito mais quando é compartilhado! 

(Fotos: Acervo Edu Oliveira / Google / Totonho Laprovitera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário