domingo, 4 de agosto de 2013

Como recitar um poema


Recitar poemas requer muito mais que simplesmente memorizá-los. É importante também aprender o significado do poema para transmiti-lo de forma clara e interessante para o ouvinte.

Xico Sá, recitando poemas.

Aprender sobre o poema

1. Entenda o poema. Todos os poemas tem um significado literal. Frequentemente, eles também tem um significado figurativo. Você pode tentar analisá-lo; mas, provavelmente, será muito mais fácil ler o que os outros tem a dizer sobre ele. Você pode aprender através de críticas já publicadas, como por exemplo, temas, simbolismo e voz. É também útil aprender sobre o poeta e o que ele ou ela estava fazendo no momento em que o poema foi escrito.
2. Memorize o poema. Muitos deles tem uma métrica e um esquema de rima que faz deles fáceis de serem memorizados. 
3. Reformate o poema. Uma vez que tenha aprendido todas as linhas do poema, você irá querer abandonar o hábito de recitar linha por linha e recitá-las de forma mais natural.
4. Aprenda o poema novamente, sem depender do ritmo cantante que lhe ajudou a memorizá-lo. Poderá ajudá-lo se você reescrevê-lo em forma de prosa. 

Recitar o poema 

1. Fique de pé e fale usando seu diafragma. Lembre-se de projetar sua voz para o auditório. Se você tem uma voz aguda, tente usar um tom de voz mais profundo.
2. Acalme-se. Quanto mais você se apressar durante sua recitação, menos agradável será para a sua audiência. Seus ouvintes não tem a vantagem de terem em mãos o texto, então você deve dar tempo para que eles absorvam o que estão ouvindo. 
3. Evite contato visual. Despreze qualquer conversa do público, pois enquanto estiver recitando o poema, deve parecer que você está perdido na sua imaginação. Apenas olhe por cima das cabeças de seus ouvintes. 
4. Use o drama. Varie o tom e o volume da sua voz. Gesticule. Pause para dar um ar dramático. Você precisará ser expressivo se quiser que o auditório seja movido pela sua recitação. Quanto maior for o auditório, mais expressivo você terá que ser.

Fonte: Escrito por Ehow Contributor | Traduzido por Carla Yoshida.
(Foto: acervo Denise Arcoverde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário