quarta-feira, 31 de julho de 2013

Arquitetura, atribuição de arquiteto!

Lei nº 12.378/10 - Resolução n° 51/2013 - CAU/BR

Homem Sexual


Vale a pena conferir a música Homem Sexual, de autoria do talentoso Azevedo Moura.

Homem Sexual
(Azevedo Moura)

Ele é sobrenatural, ele é o tal.
Metade homem, metade mulher.
Ele é homem sexual
Ele se transforma à meia noite
Nas encruzilhadas das esquinas apagadas
Mas não quer sair do seu armário
Seu fetiche ninguém sabe, se ele é Homo ou Bi 24.
Não o chamem de baitola
Ele é um homem apaixonado e casado
Vive a curtir a tarde nos barzinhos da vida
No bate papo com os amigos
E tomando um drink
Homem sexual, namorador e curtidor.
Não tem quem diga que de noite cai do banco
Com o seu carrão lotado de mulher
Bancando tudo.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Woodstock tupiniquim

Certamente, o Festival da Costa do Sol, na Tabuba, em Julho de 1976, foi o nosso Woodstock.

Teti e Rodger Rogério.

O festival, que aludia a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70, foi único e tornou-se lendário. É tido como um dos grandes momentos na história da música cearense. 

(Foto: Acervo Carlos Juaçaba)

Fortaleza antiga


(Foto: Flávio Barreira Ponte)

domingo, 28 de julho de 2013

Bicicleta ambulância

Pegando carona do Fábio Oliveira.

"Bicicleta é utilizada como ambulância no Reino Unido.


Há mais de dez anos, a cidade de Norwich, no Reino Unido, adotou as bicicletas como ambulâncias, para atender as ocorrências mais rapidamente e driblar o trânsito. A iniciativa fez sucesso e se espalhou por quase trinta cidades britânicas, incluindo Oxford e Londres. 

O objetivo das autoridades britânicas era agilizar, ao máximo, o tempo de atendimento às emergências. A iniciativa venceu os argumentos contrários à bicicleta quando o sistema de saúde do Reino Unido (NHS) apresentou um documento que indica a eficiência das bikes. O órgão público constatou que as ambulâncias têm sucesso em 75% dos chamados, enquanto as bicicletas conseguem atender a 98% deles.

O sucesso inacreditável ganhou a confiança do público – anualmente, os paramédicos ciclistas recebem mais de mil ligações na região central de Norwich, segundo dados apresentados pelas autoridades britânicas, que priorizaram as bicicletas paras ocorrências que precisam de atendimentos ultrarrápidos, como infartos e ataques cardíacos. 

Robert Adams é um dos paramédicos que atuam na cidade de Norwich. Ele utiliza uma das bikes adaptadas para os salvamentos, que possui sirene, sinalização, equipamentos de primeiros socorros, máquina de ECG e desfibrilador. 

'Já conseguimos salvar um homem que teve uma parada cardíaca na rua enquanto aguardava o ônibus. Ele aparentava ter entre 50 e 60 anos de idade. Cheguei ao local, apliquei os cuidados necessários e ele já estava reanimado quando a ambulância chegou para transportá-lo para o hospital', contou o paramédico. 

A bicicleta também desempenha várias funções no resto do mundo. Tradicionalmente usada por entregadores, a bike é a melhor opção de locomoção nas cidades que enfrentam engarrafamentos. Os serviços de segurança em São Paulo, como a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana, também usam o veículo para se locomover nos horários e regiões em que o tráfego é mais intenso." 

Fonte: Redação CicloVivo.

Fortaleza antiga


(Foto: Flávio Barreira Ponte)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mata Hari

Margaretha Gertruida Zelle (1876-1917), conhecida mundialmente como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem e condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. 

Mata Hari.

Existem vários rumores em torno de sua execução. Um dos mais fantasiosos diz que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir a seu charme. Outra história cita que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar. Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu. 

Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina.

Fonte: Wikipédia.
(Foto: Google)

Fortaleza antiga


(Foto: Flávio Barreira Ponte)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Parece que foi ontem

Anos 60, na casa de Marcília e Tarcísio Tavares.

Da esquerda pra direita: Gustavinho Silva, Miloca, Anunciada Holanda, Renan Braga, Tânia Castelo Branco, Guto Benevides, Jaqueline Pombo, Zé Paulo, Tilinha Macedo, Marcondes Viana e Ciane Amora.

(Foto: M. Socorro)

Fortaleza antiga


(Foto: Flávio Barreira Ponte)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Animatógrafo do Rossio


Inserido no piso térreo de um austero edifício do final de Setecentos, o Animatógrafo do Rossio abriu ao público em Dezembro de 1907. Desenhada por autor anônimo, ele possui uma das raríssimas fachadas de cinema concebidas em Arte Nova. Apresenta três vãos destinados à bilheteira (ao centro) e duas entradas (portas laterais), todos com bandeira em vidro, onde na central, da bilheteira, pode ler-se a designação do estabelecimento. 


Emoldurando os três vãos existe uma rica decoração vegetalista em talha pintada de cor verde, bastante volumosa e sinuosa, à semelhança de caules de plantas. Dois painéis de azulejos polícromos de Q. Queriol, subordinados ao tema da luz elétrica, representando duas figuras femininas que seguram candeeiros, simbolizando a iluminação do mundo, com formas ondulantes, tons suaves e esbatidos, também eles com molduras entalhadas, separam os vãos, enquanto que dois espaços destinados aos cartazes cinematográficos surgem a ladear as portas. 


Começou por ser o salão de cinema mais luxuoso da capital, apresentou, também, espectáculos de variedades e peças de teatro infantil, até que, a partir de 1994, passou a exibir espectáculos eróticos (peep show). 

O edifício onde o Animatógrafo está instalado surgiu inserido na Lisboa Pombalina, que está classificada como Conjunto de Interesse Público.

(Fotos: Totonho Laprovitera)

Angele Philomene Dursin


Por onde andará Angele Philomene Dursin?
Where would Angele Philomene Dursin has been?

(Foto: Acervo Totonho Laprovitera)

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Boy

Chita, Boy, Tarzan e Jane.

Para quem não sabe, o garoto Boy foi adotado por Tarzan e Jane, após ser encontrado como o único sobevivente de um acidente de avião no qual morreram seus ricos pais.

(Foto: Google)

domingo, 21 de julho de 2013

Inhaca



Pra quem não sabe, Inhaca é uma ilha situada à entrada da baía de Maputo, no sul de Moçambique.

Apesar de pequena, esta ilha tem uma grande importância turística, pois possui uma grande diversidade biológica, com cerca de 12 mil espécies registadas, incluindo cerca de 150 espécies de corais, mais de 300 espécies de aves e quatro espécies de tartarugas, que ali nidificam.

No Brasil, não sei porque, inhaca significa odor desagradável.


(Foto: Totonho Laprovitera)

Canino amor


No Parque Eduardo VII, em Lisboa, indagado por que esse cão lhe obedecia tanto, o dono respondeu: "Eu dou amor a ele".

(Fotos: Totonho Laprovitera)

Crianças dançando


Tem criança que faz o maior sucesso dançando na Internet. Trocando em miúdos, a coisa funciona assim. Os pais gravam um vídeo com a criança mostrando o seu talento dançando, toda divertida e até imitando um clipe musical, como um profissional. Depois, postam em tudo quanto é mídia e muitos até se inscrevem em concursos para, quem sabe, arriscar um troco. 

Sei não...

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Buchada


A buchada é um prato típico do Nordeste brasileiro, feito com miúdos, rins, fígado e vísceras lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro) feitas com o próprio estômago do animal. 

A buchada somente tem em seu interior as chamadas vísceras brancas: as tripas e as outras partes do estômago não utilizadas para fazer as bolsas. As vísceras vermelhas, como o coração, rins, pulmões, fígado e o baço (à passarinha) combinam um prato diferente, o sarrabulho ou sarapatel, dependendo da espécie de animal utilizada. 

A buchada pode ser feita de bode, carneiro ou boi. 

(Foto: Fernando Victor Laprovitera)

Aquarela


O comercial Aquarela da Faber-Castell, de 1983, é considerado até hoje um dos comerciais mais marcantes e inovadores da publicidade brasileira. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Museologia em Lisboa

Estou cursando um intensivo de Museologia, na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, 

Da esquerda pra direita: Totonho Laprovitera, Edu Oliveira, Vera Mamede e Marcelo Silva. 

A Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa é uma instituição de ensino público universitário dedicada ao ensino e investigação nas áreas da pintura, escultura, design de equipamento, design de comunicação e arte e multimídia, ciências da arte e do patrimônio e desenho. 

No Convento de São Francisco,  a Faculade de Belas Artes situa-se no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, perto do Chiado. 

Em Portugal, a partir de 1594, o ensino das artes percorreu várias etapas que conduziram, em 1836, a criação da Academia de Belas Artes, instalada, desde o início, no Convento de São Francisco, no Chiado, onde ainda hoje está sediada a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Criada em 1925, a Escola de Belas Artes de Lisboa, chamada Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) a partir de 1950, foi integrada na Universidade de Lisboa em 1992, adotando a atual denominação. 

Professor Luís Jorge Gonçalves, diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Nesse curso de Museologia, seguramente, impera a velha e boa máxima de que, assim como o bem, o conhecimento vale muito mais quando é compartilhado! 

(Fotos: Acervo Edu Oliveira / Google / Totonho Laprovitera)

Sereia

"Turistas americanos filmam sereia em cima de uma rocha.


Dois turistas americanos dizem ter visto uma sereia em cima de uma rocha no mar de Qiryat Yam, em Israel. A dupla filmou a suposta sereia saltando da pedra para a água, após ficar alguns segundos no foco da câmara. 

O vídeo gerou enorme discussão na Internet, entre os que ficaram intrigados e os que dizem que é claramente uma montagem. A verdade é que se tornou viral, chegando mesmo a passar no “Animal Planet”, da Discovery."

Fonte: Ta Bonito

terça-feira, 16 de julho de 2013

Monumento aos Descobrimentos


Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o Monumento aos Descobrimentos, popularmente conhecido como Monumento aos Navegantes ou Padrão dos Descobrimentos, localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.

Originalmente, ele foi encomendado pelo regime de Salazar para a Exposição do Mundo Português, em 1940 e desmontado em 1958.

Curiosamente, o atual monumento é uma réplica erguida em betão com esculturas em pedra de lioz, erguendo-se a 50 metros de altura. Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante Dom Henrique, o Navegador.

(Foto: Totonho Laprovitera)

Cotonetes


Esse filme do carismático Homenzinho Azul da Johnson & Johnson ganhou o prêmio Bronze no Festival de Cannes, em 1978.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Além-mar


Em Lisboa
(Amaro Penna / Totonho Laprovitera) 

De Fortaleza vim de avião, 
seguindo a rota das estrelas belas, 
das aventuras das caravelas, 
das descobertas do meu coração 

Do além-mar eu trouxe a arte 
das minhas mãos, da minha voz 
Dos sentidos que cabem a nós 
eu sei que faço a minha parte 

Em Lisboa não tem igual, 
quando me acho no Chiado, 
misturo forró com fado, 
bato o pé e xaxo em Portugal 

Do Brasil do Nordeste sou, 
do sertão da cultura ibérica 
Eu sou da Latina América, 
portanto cá em casa estou

(Foto: Totonho Laprovitera)

Polêmica

Diz o dicionário que "polêmica é a prática de provocar disputas e causar controvérsias em diversos campos discursivos, como na religião, na filosofia, na política, na arte, na literatura etc.". 


Polêmica, é importante frisar, não é sinônimo de brigas ou discórdias e muitas obras literárias nasceram em seu contexto. 

"Cícero e Santo Agostinho, são autores de obras notáveis que se inscreveram em polêmicas políticas e religiosas", comenta Gerard Sinclair, o formidável Louro Maia.

(Foto: Google)

domingo, 14 de julho de 2013

Oceanário de Lisboa


Em Portugal, o Oceanário de Lisboa constitui-se em um aquário público e instituição de pesquisa sobre biologia marinha e oceanografia. 


Com uma extensa coleção de espécies - aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos -, é o segundo maior oceanário do Mundo, reunindo uma média de um milhão de visitantes por ano.


(Fotos: Totonho Laprovitera)

Jerônimo, o Herói do Sertão

Por 14 anos, Jerônimo foi ao ar em 3.276 capítulos.

Idealizado, em 1953, por Moisés Weltman, o herói mais famoso da Rádio Nacional era Jerônimo, um caubói que lutava pelos fracos e oprimidos nos sertões brasileiros.


Mário Lago, narrando o episódio “Um caso de atirador de punhais”.

Vivido pelo radioator Milton Rangel, as aventuras de Jerônimo empolgavam a garotada, seu público alvo. Sempre acompanhado do Moleque Saci (Cauê Filho) e por sua eterna noiva Aninha (Dulce Martins), o herói tinha inimigos, como o Caveira e o Cobra. 



Assista o episódio - “Um caso de atirador de punhais”.

Lá pelos anos 1960, na Aldeota, Seu Sebastião, um barbeiro que cortava o cabelo da meninada em casa,  contou muita história do "Jerônimo, o Herói do Sertão" para mim e meu irmão Gera. 

Fonte: Almanaque da Rádio Nacional.  

Você é mais bonita do que pensa


Artista forense treinado pelo FBI conta a influência de sua experiência professional no experimento.    

sábado, 13 de julho de 2013

Todo dia é dia de Chico

Que belíssimo texto, este, do amigo Alex Figueiredo.

Seu Chico.

"Todo dia é dia de Chico

Todos os dias, sem exceção, eu me lembro dessa figura risonha. Fazendo a barba, enlaçando a gravata para vestir o paletó ou mesmo dobrando a manga da camisa, depois de tirá-lo. Uma das coisas mais banais, dar o nó na gravata, foi ele que me ensinou. Aquele nó duplo inglês que pouca gente usa nos dias atuais. Um dia, eu reclamei que era um nó trabalhoso. Ele disse que era para lembrar que a vida é que é trabalhosa. Insistiu para que eu sempre desfizesse o nó para guardá-la e o refizesse, sempre que fosse usá-la. Ainda mais, explicou, muitas vezes, você vai precisar pô-la no bolso e fica ruim com um nó. Situação mais típica é quando vai para o bar e precisa ficar mais informal e à vontade.
São lembranças indeléveis. Marcos da vida.

Mas, lembro mais ainda, quando preciso tomar decisões que fazem diferença. Aquelas que podem afetar até a vida de terceiros. Pergunto-me. O que ele faria? Ou, o que ele diria para eu fazer?

Então, amigos, para mim, todo dia é dia de Chico Figueiredo. Com ou sem gravata. Atando ou desatando qualquer nó.

Hoje, 13 de julho, também é dia de Chico. O dia todo!
A gravata vai para o bolso!"

(Foto: Acervo Alex Figueiredo)

Dança


Das principais artes cênicas da Antiguidade, a dança é uma delas. No antigo Egito, por exemplo, já se realizava as astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, ela era comumente ligada aos jogos, em especial aos olímpicos.

Na maioria dos casos, com passos cadenciados, ela é acompanhada ao som e compasso de música e abrange a expressão de sentimentos incitados por ela. A dança se distingue pelo uso do corpo em movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). 

A dança existe como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, ela se expressa por meio dos seus significados de movimento, com ou sem ligação musical, para algum público, que ao longo do tempo desvinculou-se das peculiaridades do teatro.

Hoje em dia, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "dança em trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A arte zen de comer coco


Todos nós sabemos que o coco é um alimento gorduroso, mas, por mais paradoxal que pareça, é justamente por isso que ajuda no emagrecimento. 

O negócio é o seguinte. O coco é bastante rico em duas gorduras: o ácido láurico e o monolauril que, de rápida digestão, não ficam estocadas nas células, servem para gerar energia e diminuem o percentual de gordura corporal. Daí, auxiliam a regular o funcionamento da tireoide, apressando o metabolismo orgânico, o que gera o emagrecimento e, de sobra, tem ação anti-inflamatória a nível celular. 

De mil e uma utilidades, o ácido láurico e o monolauril possuem ainda outras importantes funções no nosso organismo, pois atuam como antivirais, combatem fungos e bactérias, melhoram a resposta imunológica, aumentam o colesterol bom (HDL) e protegem o coração.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Suassuna

Uma breve história contada pelo grande Ariano Suassuna, recentemente, no programa Dossiê Globo News, do Geneton Moraes Neto.

Ariano e Geneton.

Indagado sobre quem tinha sido Marechal Deodoro, um esperto ignorante respondeu: "Floriano Peixoto!"


(Foto: Globo News/Divulgação)

terça-feira, 9 de julho de 2013

Acheeeiii!


Ana Bilhar



Arabutã Murapiranga, do Bairro Papicu, se diz um dos maiores conhecedores da história de Fortaleza, especialmente, das personalidades que fizeram história na cidade. Indagado sobre quem havia sido Ana Bilhar, que nomina uma conhecida rua fortalezense, respondeu:

- Essa é fácil! Foi uma famosa jogadora de sinuca! Não tinha quem ganhasse dela. Ali jogava!

(Foto: Totonho Laprovitera)

Menino chorando


Este comercial da Seagram ganhou o prêmio Leão de Prata, no Festival de Cannes/Veneza, em 1973.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Cohiba Behike do Vaval

Esta sequência de fotos mostra o nobre amigo Olival Benício De Sampaio Sobrinho, o Vaval, elegantemente, fumando um Cohiba Behike, que só teve quatro mil unidades produzidas e o seu lançamento foi para celebrar o 40º aniversário da marca. 


"Atualmente, o Cohiba Behike é considerado o charuto mais caro do mundo, custando US$ 440 a unidade", revela João Bosco Maia Martins, que diz ter presenteado o Vaval com uma caixa deles. "A caixa foi fabricada em ébano preto, nácar, sicomoro (figueira egípcia), cedro e osso de boi e vem com uma placa na qual estão inscritos o nome do Olival, o número do umidificador e a série da marca, para evitar falsificações", conclui.



(Fotos: Totonho Laprovitera)

Preferência nacional


Comercial do cigarro Continental, em 1976, com Herson Capri.

domingo, 7 de julho de 2013

Vaia


A vaia é uma ação popular de manifestar desaprovação por alguém ou a alguma coisa, comumente com uma interjeição emitida de modo prolongado, ou fazendo outros ruídos como vozes de animais. 

Em casos de extraordinária desaprovação, a vaia pode se acompanhar de objetos atirados como ovos e tomates. 

Provavelmente, a vaia surgiu na Grécia Antiga, agora, certamente, ela foi desenvolvida no Ceará. 

Ultimamente, o ato de vaiar tem sido considerado atrevido e vexatório. Ora mais...

Eloquência


Do latim eloquentia.ae, eloquência é a competência para discursar, falar, argumentar ou se expressar desembaraçadamente. É, ainda, a habilidade para convencer através do uso das palavras.

Dieta para emagrecer

Recebo do amigo Alex Figueiredo a última novidade para emagrecer: A Dieta do Leite! 


A Dieta do Leite é bastante simples e a sua receita se resume na ingestão diária de um copo de leite de magnésia, que é o nome popular para a mistura homogênea de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, e água. 

A ação laxante do leite de magnésia deve-se à sua reação com o ácido clorídrico do suco gástrico, formando cloreto de magnésio - MgCl2 - que é deliquescente, ou seja, absorve muita umidade, chegando até mesmo a se dissolver na água absorvida do meio. Assim, lubrifica-se os intestinos, neutralizando a prisão de ventre. 

Em doses moderadas, o leite de magnésia serve também para ação antiácida, devido às suas propriedades alcalinas, reação de salinização do ácido clorídirico, mas prefere-se os bicarbonatos para tal. 

O leite de magnésia também pode ser usado como redutor de oleosidade para a pele, por suas propriedades adstringentes. Além disso, pode ser usado como um tipo de pré-maquiagem especial para ajudar na fixação de bases ou pós. 

Agora, recomenda-se a consulta médica antes do início da Dieta do Leite, que é tiro e queda para a perda de peso! 

(Foto: Google)