terça-feira, 14 de agosto de 2018

A primeira mulher de Adão

Lilith, Adão e Eva.

Logo em seu início a Bíblia conta a história de Adão e Eva. Mas diz o Zohar (Comentário Rabínico dos Textos Sagrados), que Eva não foi a primeira mulher de Adão. 

Teria acontecido o seguinte. Ao criar Adão, Deus lhe fez macho e fêmea. Depois, dividiu-o ao meio, chamou a nova metade de Lilith e a deu em união à Adão. Porém, a bela e interessante Lilith rejeitou essa união, por achar que se tornaria desigualmente inferior e por não aceitar a submissão ao homem. Assim começou a eterna divergência entre o masculino e o feminino, e Lilith fugiu para viver com o Diabo. Aliás, a mulher anjo e diabo em um só corpo. 

Aí, pra acabar o rebuliço, Deus pegou uma costela de Adão e fez Eva. Então, tranquilamente, os dois viveram felizes para sempre no Paraíso, digo, até ocorrer a célebre desobediência à Deus. Sobre o caso, dentre anjos, querubins e serafins de plantão, alguns mensageiros do Senhor acusam Lilith de ter sido a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido e, por isso, serem expulsos do Paraíso pelo Criador. 

Bem, verdade ou não, há quem diga que essa história teria sido apagada da Bíblia pela Santa Inquisição. Agora, ultimamente, ela tem é sido contada e discutida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário