sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Candidato em Parangaba


Sucedeu no ano de 1954, quando das eleições estaduais no Ceará. 

Candidato à deputância estadual, professor Iran decidiu fazer um comício na Praça dos Caboclos, próxima a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, mais conhecida como Matriz da Parangaba. Bastante cotado, então, o seu partido político – não sei se União Democrática Nacional (UDN) ou Partido Social Democrático (PSD) – achou por bem convidar para o evento um de seus mais ilustres líderes nacionais, que estava em rápida passagem por Fortaleza. 

Com a praça coalhada de gente, naquela festiva noite tudo estava nos conformes, até o entusiasmado locutor se esquecer do nome da autoridade visitante e, com a voz exageradamente impostada, anunciar: - “Senhoras e senhores, neste exato momento temos a honra e regozijo de anunciar que está ascendendo a este nobre palanque o professor Iran com... com... com o membro de fora!” 

Entre uma penca de gaitadas e assovios, a alencarina vaia comeu foi de esmola e o professor Iran, todo desconcertado, ainda conferindo a sua braguilha, acenou ao público e começou o seu vibrante discurso, sem justificar o mal-entendido. 

Em tempo: Parangaba já foi a vila Arronches, depois município do Ceará – com o nome de Porangaba – e distrito de Fortaleza. Hoje é bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário