quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Solidariedade: Artistas em Ação


A obra Bora Brincar (acima) de Totonho Laprovítera é tema desta edição. Abaixo, a obra Paleta da esperança, de Silvano Tomaz.


A exposição da campanha Amigos em Ação abrirá, hoje, na Galeria Casa D´Arte. A coletiva reúne obras doadas por 48 artistas cearenses que vão beneficiar os projetos sociais da campanha.

Arte e cidadania, uma combinação perfeita que vem ajudando na manutenção de milhares de instituições sociais em todo o Estado. Com esse foco de atenção, há 20 anos, a campanha Amigos em Ação já arrecadou e doou mais de 230 mil quilos de alimentos não perecíveis, beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Um projeto que mobiliza empresários, artistas e a própria sociedade cearense num exercício constante de solidariedade.

Para este ano, dentre as ações previstas, a campanha prepara uma exposição especial cuja abertura, só para convidados, acontece, hoje, às 19 horas, na Galeria Casa D´Arte. Mas, a partir de amanhã, poderá ser apreciada pelo público em geral.

Exposição

A coletiva reúne 74 obras doadas por 48 artistas plásticos cearenses. Os trabalhos fazem parte da oitava edição do tradicional Leilão de Obras de Arte, que será realizado no dia 10 de dezembro, no Hotel Gran Marquise. Os recursos arrecadados no evento serão revertidos para programas sociais mantidos pela campanha Amigos em Ação. É o caso do projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, mantido desde 2004,que atende crianças e adolescentes das comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz.

A exposição traz um conjunto de gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, colagens e artes decorativas de artistas renomados do cenário local, assim como de talentos da nova geração das artes no Ceará. Entre os participantes estão: Mano Alencar (nanquim sobre papel sem título), Vando Figueiredo (carvão sobre papel formando conjunto de três gravuras intitulado de "3 figuras femininas"), Rian Fontenelle (grafite sobre papel - "A máscara que tu usas não é a mesma minha"), e Totonho Laprovítera (acrílico sobre tela cartonada - "Bora brincar").

O trabalho de Laprovítera é o tema desta edição. Sobre sua participação no evento, ele diz: "para ser arquiteto, estudei, para ser artista, eu nasci assim. Participar desse projeto é uma maneira de retribuir o dom que tenho. Louvo muito esse tipo de iniciativa, não só doar as obras, mas divulgar uma causa social".

O artista também destaca que no quadro "Bora brincar", buscou enfatizar a importância do lúdico na formação do ser humano. "A obra é uma reflexão sobre a cognição do ser humano. Não podemos negar a infância de nossas crianças, e nem sua capacidade de sonhar. Elas serão nossos futuros cidadãos".

Doação
A campanha Amigos em Ação também arrecada alimentos que serão distribuídos entre as seguintes instituições filantrópicas: Lar Torres de Melo, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Escola de Trabalho Oficina do Senhor, Orfanato Casa de Jeremias e Escola de Dança e Integração Social da Criança e do Adolescente em Fortaleza (Edisca), além das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, em Aquiraz. Para contribuir, o interessado deve ligar para o número exposto no quadro abaixo. A expectativa dos organizadores do evento é ultrapassar a arrecadação de 30 toneladas de alimentos não perecíveis.

Mais informações
Abertura da exposição "Amigos em Ação", hoje, às 19 horas, na Galeria Casa D´Arte. Visitas de segunda-feira a sexta-feira, de 10 horas às 19 horas. No sábado, de 10 horas às 13 horas. Gratuita. Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota. A doação de alimentos deve ser feita através do número (85) 3466.4343.



Diário do Nordeste, Caderno 3.
24/11/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário