quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Meu amigo Doutor Salomão


Dona Alair e Doutor Salomão.

Eu dava o maior valor a conversar, aos domingos, com o Doutor Salomão. No Tia América, a gente tomava cerveja, comia panelada e batia altos papos. Aprendi muito com ele. Tinha uma memória privilegiada e muitas histórias para contar. Certa vez, me relatou que seu irmão Bonaparte havia dito, numa ocasião, diante de uma dificuldade de alguém: “O que dinheiro resolve não é problema”. Eu concordo com essa máxima. 

Salomão e Bonaparte foram deputados e mantiveram, no ano de 1958, O Jornal, periódico com formato gráfico inovador. O Jornal ficava na Praça Coração de Jesus.

A última vez que falei com Doutor Salomão foi no hospital, onde contei tanta esculhambação, chega ele disse:

- Alair, quando sair daqui, quero oferecer um jantar para o Totonho!

Aí, brincando eu perguntei:

- E o que é que vai ser servido no meu jantar, afora nosso uísque?

E ele:

- O que você desejar, meu amigo!

O jantar aconteceu, pois Dona Alair fez questão de cumprir a promessa do meu amigo, que já não mais estava entre nós.

Do livro Eu Conto, de Totonho Laprovitera.
(Foto: Acervo Carlotinha Pinheiro)

2 comentários:

  1. Excelente passagem! Percorrendo seu texto eu pude ver e ouvir o meu saudoso avô, pois o relato é preciso! Obrigado por lembrar dessa grande figura que muito nos ensinou e nos orgulhou! Eduardo Bismarck

    ResponderExcluir
  2. Amigo Totonho,agradeco por mim e Carlo-
    tinha seus comentarios do grande Dr. Salo-mão (Sala) para os intimos. Foi um grande:
    pai,sogro,marido,avo,amigo,fidaldo,companheiro,literato. Enfim faltam me palavras
    para melhor expressar a sua grandeza.
    Um grande abraco do amigo e admirador,
    ROBERTO PINHEIRO

    ResponderExcluir