segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Correio do Ceará, 1952

Totonho,

No Google, pesquisando “Miguel Laprovitera”, encontrei a matéria seguinte datada de 1952.

Gera Teixeira

Deu no Correio do Ceará, em 11/01/1952, nas páginas 5 e 6:

MAIS AUMENTOS! MAIS AUMENTOS! MAIS AUMENTOS! - O POVO NÃO MAIS RECLAMA: ELE SABE QUE NÃO ADIANTA

(…)

APELAR PARA QUEM?
TRISTE FIM DE UMA “ENQUETE” NUMA MELANCÓLICA “FILA” DE AUTO-OMNIBUS
ENQUANTO AUMENTA O PREÇO DAS PASSAGENS, NOVOS GOLPES SÃO ESPERADOS

Conforme o povo temia, o Conselho Estadual do Trânsito, reunido ontem á noite, para estudar o caso do pedido de majoração nos preços das passagens dos ônibus, pleiteando, segundo alegam os empresários, para que estes possam fazer face á pretensão dos motoristas e trocadores, que desejam também aumento de ordenado, concedeu uma majoração de vinte e trinta centavos para todas as linhas de Fortaleza. A população recebeu a notícia já com certa apatia. O povo parece que já não tem mais forças para reagir. Pelo menos foi esta a impressão colhida pela reportagem, quando esteve hoje de manhã, dando um giro pela cidade para saber como fora recebida pelo público a instituição de mais essa “quota de sacrifício”.

O repórter voltou decepcionado para a redação. A “enquete” que tínhamos em mente realizar constituiu autêntico fracasso. O povo já está compreendendo que não tem para quem apelar e prefere sofrer calado a exprimir a sua revolta.

(…)

UM SOCIÓLOGO, UM INTELECTUAL, UM CINEGRAFISTA, UM COMERCIANTE

Se não fosse a passagem providencial de algumas pessoas amigas, tudo terminaria melancolicamente. O sociólogo Joaquim Alves, o sr. Tancredo Bezerra Filho, o poeta e bacharel Aluizio Medeiros, o cinegrafista e fotógrafo Nelson Moura,. O comerciante Miguel Laprovitera, salvaram mais ou menos a situação. Eis o pronunciamento de cada um deles, resumidamente:

PROFESSOR JOAQUIM ALVES:- “O aumento das passagens de ônibus é também conseqüência da instituição do novo salário mínimo. Aumentar os salários, sem congelar os preços, redunda num círculo vicioso, com a majoração das utilidades e conseqüente encarecimento do custo de vida”.

MIGUEL LAPROVITERA:- Se tudo está caro, se o governo permite que tudo suba, também é justo que se reconheça os direitos dos empresários, que afinal de contas também são consumidores. Mas me diga, pelo amor de Deus. O que é que se pode fazer?”

DR. ALUIZIO MEDEIROS:- “Como simples passageiro de ônibus que sou, oponho-me ao aumento das passagens. Como homem que percebe um ordenado de funcionário público estadual, insuficiente, portanto, oponho-me ao aumento das passagens. Como homem que se interessa profundamente pelos problemas de todo o povo, oponho-me ao aumento das passagens e de tudo que representar encarecimento de vida.”

Miguel Laprovitera.

Miguel Laprovitera era meu avô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário