sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O vaqueiro viajante

Essa, quem me contou foi o jornalista Moacir Maia.


Ao participar de um festival de música no Rio Grande do Sul, o compositor Chico Barreto, também médico, decidiu incluir em sua canção um aboio. No intuito da originalidade, carregou consigo um autêntico vaqueiro cearense.

Na ida, o vaqueiro foi prestando atenção à tudo!

Pois bem, na volta, Chico chegou para o comandante da aeronave e disse:

- Amigo, está viajando neste voo um legítimo representante da cultura nordestina: um vaqueiro aboiador!
- E daí?
- E daí, eu quero lhe pedir para homenagear esse tão ilustre e simplório cidadão!
- Como? De que maneira?
- Bem, quando surgir uma chance, ao se reportar aos passageiros, por favor, mencione meu amigo!
- Pode deixar...

Seguia a viagem, quando, ao cruzar os céus do Rio de Janeiro, ao microfone, o comandante comentou:

- Senhores passageiros, estamos sobrevoando uma das mais lindas paisagens brasileiras. À bordo, um grande representante da erudição cultural do Nordeste brasileiro. Avistando à nossa direita, podemos admirar, de braços abertos, a colossal divindade do Cristo Redentor. À esquerda, nada mais, nada menos, do que a formidável vista da Baía da Guanabara!

Foi quando o aboiador vaqueiro cearense se levantou e, bem enérgico, de dedo em riste, alarmou:

- Seu irresponsável, você é louco? Deixe de olhar pros lados e olhe pra frente!

Galeria

Laprovitera - Galinha 2 - 2006 - Acrílica sobre barro.

Grace Kelly

Grace Kelly.

Grace Patricia Kelly (1929-1982) foi uma premiada atriz norte-americana, vencedora do Oscar na categoria Melhor Atriz e, após seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano de Mônaco, tornou-se a princesa de Mônaco, sendo conhecida também como Princesa Grace de Mônaco.

Fonte: Wikipédia.
(Foto: Google)

Fumaça

Fidelberto do Espírito Santo Lima é o nome do artista de rua Fumaça, que é natural da cidade de Araguaína, Tocantins.

Animador de portas de lojas, aniversários e distribuição de panfletos, com sua arte, Fumaça representa 26 personagens diferentes, além de enfiar 16 facas no nariz, bem como um cordão de 16 metros, com nós, também pelo nariz e o retira pela boca.

Fumaça já participou de dois programas do SBT de São Paulo, onde foi vencedor do Programa do Silvio Santos e no QST - Qual é o seu talento?

Outra curiosidade. Ele come componentes eletrônicos de rádio, computador, televisor e, de uma só vez, 16 lâmpadas elétricas pequenas.

O artista araguainense tem outro irmão que pratica o mesmo tipo de arte, o Faísca, que se encontra em Fortaleza, Ceará, onde come garrafas e quebra cocos da praia na cabeça.

Fonte: Ademir Rêgo, da redação do Surgiu.
(Foto: Abrêgo-Surgiu)

Parece, mas não é

Nem tudo é o que parece ser.



A foto acima é apenas de uma árvore.

(Foto: Google)

Penteado moicano

Moicano é um penteado que consiste em cortar o cabelo de ambos os lados da cabeça, deixando apenas uma tira no meio que é penteada para cima e enrijecida com algum produto para sustentação. Normalmente, a faixa de cabelo vai de sua testa até a nuca.


O penteado moicano é associado com a nação Mohawk, um povo indígena da América do Norte, que originalmente habitava o Vale Mohawk, em Nova Iorque.

(Foto: Google)

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Galeria

Totonho Laprovitera - Flores ao luar - 2000 - NSP - 29 x 21 cm.

O herói tratorista

Amilton dos Santos, o operário baiano que se recusou a demolir duas na periferia.

Amilton dos Santos, 62, ficou conhecido, em 2003, pela atitude heroica, quando se recusou a demolir casas e emocionou o Brasil. 

Obrigado a demolir duas casas que abrigavam quinze pessoas no bairro da Palestina, em Salvador, ele desceu do trator, chorou, foi ameaçado e pressionado a cumprir uma determinação judicial. Acuado, tentou mais uma vez, mas não conseguiu passar por cima da própria crença e dos seus sentimentos.

Nove anos depois do episódio, Amilton continua trabalhando na mesma empresa, fazendo serviços de terraplanagem. Atualmente, ajuda a construir casas.

Fonte: Gilvan Reis.
(Foto: Google)

Bicicleta ergométrica


A bicicleta ergométrica é indicada a qualquer pessoa, desde que não tenha problemas no coração ou na articulação do joelho.

(Foto: Google)

A árvore e a bicicleta

Em 1914, um menino acorrentou sua bicicleta em uma árvore antes de seguir para lutar na Primeira Guerra Mundial. O menino nunca retornou e a árvore não teve escolha, senão a continuar crescendo, com a bicicleta junto.


A bicicleta da árvore pode ser vista em Vashon, nos Estados Unidos da América.

(Foto: Google)

História da Arte

Uma verdadeira aula de História da Arte.

Pescado da Sheila Melo.

Tesoura com mira a laser

A tesoura com mira a laser é uma ferramenta simples do dia a dia, com um toque de tecnologia.


De uma prática, ela permite cortes retos e mais precisos. Um toque no botão ativa o feixe de luz laser, indicando a direção para um corte reto. 

(Foot: Google)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Janelas abertas para a voz de Amelinha

Cantora volta com grande disco de tom rural após nove anos.

Por Beto Feitosa


Depois de um grande hiato de nove anos sem lançar novo trabalho, a cantora Amelinha está de volta com o álbum Janelas do Brasil. Com produção de Thiago Marques Luiz o CD chega ao mercado pelo selo Jóia Moderna e distribuição da Tratore.

O CD tem uma sonoridade de cordas - todas a cargo de Dino Barioni - que lembra muito a rica parceria de Maria Bethânia com seu maestro Jaime Alem. No entanto, ao contrário da cantora baiana que costuma ensaiar meses a fio, o disco de Amelinha foi gravado em apenas três "noites mágicas", como define o DJ Zé Pedro, diretor artístico da gravadora, em texto publicado no encarte. O despojamento soa como autenticidade, e o disco pulsa emocionado, tão simples quanto belo.

O repertório traz compositores habituais na carreira de Amelinha como Belchior, que abre o disco na bela Galos, noites e quintais, e Fagner, que aparece na dobradinha com Abel Silva em Asa partida. Mas Amelinha ainda soma novos nomes como Zeca Baleiro emO silêncio e até o jovem músico Marcelo Jeneci, revelação recente, em Felicidade parceria com Chico César gravado em seu primeiro e festejado trabalho solo.

O tom interiorano é confirmado ainda quando passa por músicas assinadas por Renato Teixeira (Olhos profundos) e Almir Sater (com Paulo Simões em Planície de prata). Com Pra seguir um violeiro, de Amaro Penna, fecha o disco acentuando o discurso sertanejo na letra: "Pra seguir um violeiro / É preciso liberdade / Ter a mente sem fronteiras / Cantar sertão e cidade", entoa com graça e propriedade.

O momento de Amelinha é muito bom. A voz que continua bonita, o repertório feito com escolhas precisas, e os belos arranjos que seguem estrada para o interior fazem uma química rica. Janelas do Brasil é um olhar afetuoso para um Brasil sertanejo, e abre de volta espaço para Amelinha, que lança mais um grande disco, em sintonia com os primeiros anos de sua carreira.

(Foto: Divulgação)

Novo Basquete Cearense

Amanhã, quinta-feira (30), às 15h, acontecerá o lançamento oficial de um projeto pioneiro no Nordeste. Será apresentada a primeira equipe de basquete da região a ingressar no principal campeonato da modalidade do país, o NBB (Novo Basquete Brasil). 

Um marco histórico para o esporte cearense. 

Além da formação do time profissional, a ideia do projeto é levar o basquete a diversos núcleos avançados de iniciação, com o objetivo de estimular e incentivar a formação de equipes.

Com as presenças do governador do Estado do Ceará Cid Gomes, do secretário estadual do Esporte Gony Arruda e do presidente da Sky Luiz Eduardo Baptista da Rocha, além do técnico Alberto Bial, o evento se dará no Auditório Blanchard Girão da Secretaria do Esporte do governo - Estádio Castelão, na Avenida Alberto Craveiro 2775, em Fortaleza.

(Foto: Divulgação)

Globalização


Galeria

Totonho Laprovitera - Uma musa - 2006 - AST - 30 x 40 cm.

Rogaciano Leite Filho


Relógio
(Rogaciano Leite Filho)

No tic-tac do tempo
o mundo passa.
Presa entre cordas e correntes,
a mente se cala. E a vida passa.
Sofrendo e morrendo
entre canhões e balas
o sangue se coalha.
E o tempo vai.
Correndo com fome
entre muros altos e duros
o homem se perde.
Mas, a vida passa.

Rogaciano Leite Filho (1954-1992) foi um talentoso jornalista, poeta, escritor e boêmio, que agitou o meio cultural cearense nos anos 1970 e 1980, debatendo, polemizando e, sobretudo, incentivando os novos talentos.

Escreveu artigos para o jornal O Povo, de onde tornou-se editor do Suplemento Literário "Caderno de Cultura" e colunista na "Em Off". Autor do livro "Pão Mofado", fundou o Grupo Siriará de Literatura.

Personagem da memória de Fortaleza, Rogaciano era assíduo frequentador das noites da Praia de Iracema.

Onanismo

Judá e Tamar, de Horace Vernet.

Onanismo é uma palavra usada como sinônimo de masturbação. Mas, isso é tido pelos estudiosos como uma confusão histórica: no Gênese, capítulo 38, para gerar um descendente, Onã (de onde originou a palavra onanismo) foi obrigado por Judá, seu pai, a manter relações sexuais com a cunhada Tamar, após a morte de seu irmão Er. 

Entretanto, ao ter relações sexuais com Tamar, Onã "desperdiçou o seu esperma na terra" ou seja, não a inseminou, jogando fora seu esperma em um coito interrompido, conduta essa que aborreceu a Deus, que tirou sua vida.
Portanto, onanismo é distinto de masturbação, mas a confusão em usar a palavra como sinônimo se estabeleceu pelo fato de ambas as práticas levarem à perda do sêmen.

Fonte: Terra.

Três craques


Três craques na arte da amizade: Olival Sampaio, Orlando Facó e Bosco Martins.

(Foto: Totonho Laprovitera)

Mapa Mundi verde


Este mapa mundi foi feito pela NASA. Nele, aparecem os pontos onde há verde na superfície da Terra.

(Foto: NASA)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Novo Boeing


Em breve, uma aeronave Boeing capaz de transportar até 1 mil passageiros, com autonomia para 10 mil milhas (16 mil km), com 33% a menos de gasto de combustível em relação à maior aeronave em funcionamento atualmente, estará nos ares do mundo inteiro.


E mais: praticamente sem turbulência.

Pescado do Samuel Alves.
(Fotos: FB)

Bill, o amigo de Valder

Em 1995, Valder Césio era juiz de direito em Miami, daí, segundo o mesmo, a sua intimidade com o então presidente norte-americano Bill Clinton. 

Três amigos: Menem, Furtado e Clinton.

Na época, na Praça do Ferreira, em Fortaleza, fofoqueiros de plantão comentavam que a tal da Lewinsky teria estagiado na Casa Branca, a pedido de Valder. "A notícia correu o mundo e até Carlos Menem, presidente da Argentina, foi bater em Washington para solicitar uma assessoria extra-oficial ao colega estadudinense, que bateu com a língua nos dentes, falando sobre a competência da estagiária, que tinha tudo na ponta da língua", disse Valder. 

Sobre o assunto, ainda, Valder Césio comentou: "A Moniquete contava que na hora agá ela ficava de coca, caladinha, caladinha... Afinal de contas, é tão feio falar de boca cheia, né?"

(Foto: Acervo Valder Césio)

Qualidade de vida


Competente na gestão da própria saúde e estilo de vida, Doutor Crismar Crisanto passeia em seu conversível, em uma de suas fazendas no interior do Ceará.

Qualidade de vida é bem mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas e estar em equilíbrio.

Para isso, é preciso ter hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc. 

(Foto: Odmar Feitosa)

Os Acangapebas, de Raymundo Netto


Hoje, a partir das 19h, acontece o lançamento do livro: Os Acangapebas, de autoria do escritor Raymundo Netto. A obra é vencedora do Prêmio Osmundo Pontes, da Academia Cearense de Letras (2011), e do Edital de Literatura da Secultfor (2007).

Galeria

Totonho Laprovitera - O bar - 2000 - AST - 40 x 40 cm.

Queima raparigal!

Burning whores! (traduzindo: Queima raparigal!)

No Dicionário Cearês, "queima raparigal", ou "queima quengaral", expressa o grito de guerra para incentivar as meninas a se danarem!

Agora, sobre a origem da expressão, conta o Narcélio Limaverde: “... O fato aconteceu desta forma: Perto da meia-noite ouviu-se as sirenes dos Bombeiros. Correram todos em direção ao Mercado Central, onde funcionava próximo à rua São Paulo, a pensão da Paraibana. O fogo alastrava-se e as mulheres vestidas com seus negligès, traje obrigatório para ‘fazer o salão’ e conseguir clientela, corriam em direção à rua Conde D’Eu. Foi quando um circunstante, quem sabe, um da turma da Praça do Ferreira, gritou ‘Queima raparigal’… E o ditado pegou…”

(Foto: Google)

Os dez logotipos mais famosos do mundo


Uma grande revista americana divulgou sua pesquisa conceituada sobre os dez logotipos mais famosos do mundo. Compõem a lista: Adidas, Apple, Audi, Chanel, Coca-Cola, Google, IBM, Nike, Pepsi e Puma.

Para os amigos apreciadores de um bom vinho

Cabernet Sauvignon, a safra deve ser entre 1983 e 1985. Corpo macio, aveludado ao toque, bem redondo, sabor de frutas vermelhas, com leve acidez ao fundo que permanece bom tempo estimulando suas papilas gustativas.

Ainda bem que ela não viu que a promoção semanal de vinhos foi posicionada nas prateleiras de cima.

Enviado pelo Chico Militão.

As 10 melhores praias do Brasil

A revista Viaje Aqui faz todos os anos uma série de eleições para descobrir os melhores lugares do nosso país.

Jericoacoara é considerada uma das mais belas praias do mundo.

Pois bem, as dez melhores praias do Brasil no Prêmio VT 2011/2012 eleitas foram: 

1. Porto de Galinhas, Pernambuco;
2. Jericoacoara, Ceará;
3. Bombinhas, Santa Catarina;
4. Copacabana, Rio de Janeiro;
5. Praia da Pipa, Rio Grande do Norte;
6. Joaquina, Florianópolis, Santa Catarina
7. Canoa Quebrada, Ceará;
8. Baía do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco;
9. Ipanema, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
10. Praia do Gunga, Barra de São Miguel, Alagoas.

(Foto: Google)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Garrincha e Tom


Garrincha e Tom x 3.

Em recente acontecimento social, em Fortaleza, o humorista Tom Cavalcante pediu para ser fotografado ao lado do grande Garrincha!

Para quem não conhece, Garrincha é um competente motorista particular que, no período das festas juninas, torna-se um lépido e fagueiro dançarino de quadrilha de São João. Ainda menino, começou a vida como coroinha, ajudando o padre nas celebrações de missas e outras liturgias, na Igreja Católica.

Garrincha recebeu este apelido em virtude da sua semelhança física com o seu homônimo, a alegria do povo, um dos maiores jogadores em todos os tempos, o gênio das pernas tortas!

Bem humorado, driblando tudo que não seja motivo de alegria, Garrincha orgulha-se por trabalhar para a família Pontes Oliveira, no Ceará.

(Fotos: Totonho Laprovitera)

300 mil!



Pois é, chegamos à 300 mil visitações!

Galeria

Totonho Laprovitera - Esperando Maria Clara - 2012 - NSP - 21 x 29 cm.

A cura da cirrose

A cirrose hepática é o resultado final de anos de agressões ao fígado.

Ao realizar diversas pesquisas procurando descobrir como o fígado faz para se regenerar, cientistas escoceses acabaram por descobrir informações importantes, que podem ajudar a desenvolver medicamentos para tratar doenças do fígado, dentre elas, a cirrose.

Pois é, os pesquisadores do Medical Research Council (MRC), Centro de Medicina Regenerativa da Universidade de Edimburgo, descobriram como melhorar a produção de células-chave necessárias para reparar o tecido do fígado danificado.

A cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea.

(Foto: Google)

Mulher mata homem espremendo testículos

Deu no Taquary News, que um homem teria sido morto quando uma mulher apertou-lhe os testículos em uma disputa por vaga de estacionamento, num shopping da cidade.

O miserável morreu de olhos arregalados.

Sobre a briga, disse uma testemunha: "Foi muito aumilhante! A malvada da mulher agarrou os zovo do coitado e espremeu até ele desmaiar. Mesmo sendo socorrido, num hospital perto da enronha, o miserave não resistiu".

Cangote cheiroso

Pra quem não sabe, o cangote é a parte posterior do pescoço, que na língua francesa é "cou".

Lili Derrière.

O renomado perfumista parisiense Auguste Bodin revelou que a sua namorada, a contorcionista Lili Derrière, possui o cangote mais cheiroso do mundo, no qual ele não dispensa uma fungada, depois dos treinos e apresentações.

(Foto: Google)

Lavatório e Mictório Ecológico

Criado pelo designer coreano Yeongwoo Kim, o lavatório e mictório ecológico possui qualidades muito convenientes, pois junta a higiene com a economia.

Esta peça valoriza muito bem a água, o recurso mais importante do planeta.

Como o lavatório encontra-se posicionado na parte superior do mictório, a urina vai ao esgoto com o abrir da torneira, estimulando os usuários a lavarem as mãos. 

Fonte e foto: Google.

domingo, 26 de agosto de 2012

Bill Clinton no Vaval


O Bosco apronta cada uma…

Olival Sampaio e Bill Clinton.

Pois não é que ele ligou para o Vaval e disse:

- Olival, você sabia que o Fagner vai cantar pro Bill Clinton, em Belém?
- É, tô sabendo...
- Olha, amanhã eles vão estar aqui em Fortaleza...
- Sim, e o que é que tem?
- O que é que tem, é que é bem capaz dele levar o homem para o Point da Lauro Maia, à noite, depois da palestra na Unifor, sabia?
- Bosco, não me dê uma notícia dessa que eu não tenho a mínima condição de receber o Bill Clinton!
- Como é que é?!
- Ora, ele é um ex-presidente dos Estados Unidos da América, a maior potência do mundo! Só de segurança, deve ter bem uns cem!
- É mesmo?
- É, claro que sim!
- Mas o teu bar não é seguro?
- Seguro é e até gradeado também é!
- E então?
- Rapaz, veja bem, como é que vou ter condições de receber essa ruma de gente no espaço que tenho?! Não vai caber...

(Fotos: Totonho Laprovitera + Google)

Raimundo canta para Bill

Clinton e Fagner.

Hoje, em Belém, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Raimundo Fagner fará um show para o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, que realizará uma palestra para os paraenses.

O show se dará por ocasião do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Mais de 5 mil pessoas participam do evento, que traz como tema "A Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável". 

(Fotos: Google)

Galeria

Totonho Laprovitera - A galinha da Iracema - 2003 - AST - 30 x 40 cm.

Separação no mesmo dia do casamento


Até que a morte os separe?

Aconteceu em Taquary. Logo após a cerimônia, em que o casal trocou juras de eterno amor, o noivo declarou em alto e bom som: "Nunca mais eu quero ver a cara dela!"

Aí, começaram com as hostilidades. O ponto culminante foi quando a noiva, aos gritos, desferiu uma sequência de golpes de pontapés no noivo. Até a policia tiveram que chamar, para acalmar os ânimos dos dois.

Mais tarde, pelo telefone, duas tentativas de uma reaproximação ocorreram, porém, fracassadíssimas.

Duas versões surgiram sobre o motivo da briga entre o casal. A primeira seria um suposto caso extraconjugal do noivo. A segunda, que a noiva exigiu que a mãe dela iria morar com eles.

(Foto: Google)

Consultoria é importante


Na semana passada, o Chico Militão foi com uns amigos em um novo restaurante e perceberam que o garçom que anotava os pedidos carregava uma colher no bolso de sua camisa. Quando o auxiliar de garçom trouxe água e talheres, percebeu que ele também carregava uma colher no bolso da camisa. Olharam ao redor e viram todos os funcionários do restaurante com colheres nos bolsos de suas camisas. 

Quando o garçom retornou para serví-los o primeiro prato, o Chico perguntou-lhe: 

- Por que a colher no bolso? 
- Bem, senhor, os proprietários do restaurante chamaram uma Consultoria para melhorar os nossos procedimentos. Após vários meses de análises, eles concluíram que a colher é o talher que mais cai no chão. Isso significa uma frequência, aproximadamente, de 3 colheres por mesa por hora. Se o nosso pessoal estiver mais bem preparado, podemos reduzir o número de viagens à cozinha para buscar colheres limpas e isso significa uma redução em 15-homens-hora por turno. Respondeu.

Coincidentemente, o Chico derrubou a sua colher e o garçom a substituiu de imediato com a sua sobressalente. 

- Irei buscar uma nova colher na próxima vez que for à cozinha ao invés de ir especialmente até lá para essa tarefa. Ele disse. 

Todos ficaram muito bem impressionados. Mas, olhando em volta, todos perceberam um barbante pendurado para fora do zíper da calça deles. Antes que o garçom se afastasse de mesa, perguntaram-lhe: 

- Desculpe-me, mas pode nos explicar porque você tem um barbante pendurado bem aí? 
- Certamente. Ele respondeu. 

Aí, abaixou a voz e continuou: 

- Não são todos que observam isso. A empresa de consultoria que lhe mencionei também descobriu que podemos ganhar tempo no banheiro. Amarrando esse barbante, o senhor sabe aonde, podemos puxá-lo sem encostar 'nele' e isso elimina a necessidade de lavarmos as mãos, reduzindo o tempo gasto no lavatório em 76.39 %. 
- E como é que guarda o dito cujo, após usá-lo? 
- Bem, eu não sei como meus colegas fazem, mas eu uso a colher... Sussurrou.

Os 10 carros mais caros do mundo em 2012

10. Porsche 918 Spyder – 84.5000 USD

9. 2012 SSC Tuatara – 970.000 USD6. Maybach Landaulet – 1400.000 USD

8. Hennessey Venom GT – 1000.000 USD

7. Pagani Huayra – 1300.000 USD

6. Maybach Landaulet – 1400.000 USD

5. Aston Martin One-77 – 1400.000 USD

4. Koenigsegg Agera R – 1700.000 USD

3. Zenovo ST1 – 1800.000 USD

2. Ferrari 599XX – 2000.000 USD

1. Bugatti Veyron Supersport – 2600.000 USD

Fonte: Revendas de usados da Avenida José Bastos, em Fortaleza.