domingo, 26 de agosto de 2012

Consultoria é importante


Na semana passada, o Chico Militão foi com uns amigos em um novo restaurante e perceberam que o garçom que anotava os pedidos carregava uma colher no bolso de sua camisa. Quando o auxiliar de garçom trouxe água e talheres, percebeu que ele também carregava uma colher no bolso da camisa. Olharam ao redor e viram todos os funcionários do restaurante com colheres nos bolsos de suas camisas. 

Quando o garçom retornou para serví-los o primeiro prato, o Chico perguntou-lhe: 

- Por que a colher no bolso? 
- Bem, senhor, os proprietários do restaurante chamaram uma Consultoria para melhorar os nossos procedimentos. Após vários meses de análises, eles concluíram que a colher é o talher que mais cai no chão. Isso significa uma frequência, aproximadamente, de 3 colheres por mesa por hora. Se o nosso pessoal estiver mais bem preparado, podemos reduzir o número de viagens à cozinha para buscar colheres limpas e isso significa uma redução em 15-homens-hora por turno. Respondeu.

Coincidentemente, o Chico derrubou a sua colher e o garçom a substituiu de imediato com a sua sobressalente. 

- Irei buscar uma nova colher na próxima vez que for à cozinha ao invés de ir especialmente até lá para essa tarefa. Ele disse. 

Todos ficaram muito bem impressionados. Mas, olhando em volta, todos perceberam um barbante pendurado para fora do zíper da calça deles. Antes que o garçom se afastasse de mesa, perguntaram-lhe: 

- Desculpe-me, mas pode nos explicar porque você tem um barbante pendurado bem aí? 
- Certamente. Ele respondeu. 

Aí, abaixou a voz e continuou: 

- Não são todos que observam isso. A empresa de consultoria que lhe mencionei também descobriu que podemos ganhar tempo no banheiro. Amarrando esse barbante, o senhor sabe aonde, podemos puxá-lo sem encostar 'nele' e isso elimina a necessidade de lavarmos as mãos, reduzindo o tempo gasto no lavatório em 76.39 %. 
- E como é que guarda o dito cujo, após usá-lo? 
- Bem, eu não sei como meus colegas fazem, mas eu uso a colher... Sussurrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário