A foto do momento em que Silvio enfrentou os policiais foi capa do jornal americano The New York Times.
Fotos para a história: Próximo a Arena Castelão, no dia do jogo Espanha x Itália, o cearense Sílvio Mota, juiz de direito, enfrentou o forte aparato policial nas manifestações em Fortaleza.
"Aquilo foi um absurdo", disse o juiz que enfrentou policiais durante manifestação.
Sílvio Mota é coordenador da Associação de Juízes pela Democracia do Ceará e estava participando da manifestação como coordenador do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará.
"Tenho 68 anos e limitações de locomoção, e estava sentado quando eu e minha esposa, também com 68 anos, fomos atingidos por artefatos de gás lacrimogêneo. Estávamos longe da barreira, com vários trabalhadores, professores universitários, profissionais da saúde, e até militantes das Pastorais da Igreja Católica", explica.
A filha de Silvio, Natália Mota, publicou em sua página no Facebook uma homenagem ao pai pelo seu feito na manifestação: "Pai, muito orgulho hoje e sempre! Obrigada pelo exemplo! Hoje o Brasil e o mundo entenderam o que significa "não fugir à luta!!!".
Silvio Mota contou que foi ao encontro dos policiais repetindo a frase: "sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor", o que gerou descontentamento aos policias.
(Fotos: Paulo Whitaker/Reuters, Evilázio Bezerra/O Povo e Valber Firmino)