domingo, 24 de agosto de 2014

Peteca

 
Seleção Cearense de Peteca-2014. Da direita pra esquerda. Em pé: Leandro Lopes, Lencarte Lopes, Ewerton Magalhães, Luciano e Carlos Franch Filho. Agachados: Bruno, Coronel Moure, Junior, Theo e Cyntia.

Peteca é um esporte de origem indígena brasileira, quando os índios usavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando a peça entre si como forma de diversão e atividade esportiva para aquecimento corporal no inverno.

Na peteca existe uma base onde se centraliza a maior parte de seu peso. Comumente, ela é feita de borracha, e uma extensão mais leve, de penas, para lhe dar equilíbrio ou orientar sua direção quando arremessada.

O jogo de peteca é parecido com o voleibol, pelo fato de ser praticada em um campo repartido por uma rede. A peleja conta com dois ou mais jogadores, utilizando-se as mãos, onde a peteca é atirada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela toque o solo numa área definida.

Atualmente, o esporte tem alcançado uma popularidade crescente em países europeus, como a Alemanha, onde existem três federações distintas. Em Fortaleza, a peteca é praticada no Círculo Militar, desde 1995.


(Foto: Acervo Theo Tavares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário