domingo, 29 de março de 2015

Bilac

Olavo Bilac.

Um poeta foi abordado por um comerciante na rua:

- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio. Será que poderia redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac escreveu: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa é banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda".

Meses depois, topa o poeta com o homem e perguntou-lhe:

- Vendeu o sítio?!
- Nem penso mais nisso. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Nascido no Rio de Janeiro, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (1865-1918) foi jornalista, poeta e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. 

Conhecido por sua dedicação à literatura infantil e, sobretudo, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório em um tempo em que o exército usufruía de grandes poderes políticos, em virtude do golpe militar de 1889. 

Bilac criou a letra do Hino à Bandeira, instituído primeiramente para circulação na Capital Federal (na época, o Rio de Janeiro), e mais tarde adotado em todo o Brasil. 

Famoso por suas fortes convicções políticas, Bilac destacou-se pela sua combativa oposição ao governo militar do marechal Floriano Peixoto. 

Em 1907 foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros", pela revista Fon-Fon. Autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, Olavo Bilac é tido como o mais importante de nossos poetas parnasianos.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário