quarta-feira, 30 de março de 2016

Sathya Sai Baba

Śri Sathya Sai Baba

O guru indiano Śri Sathya Sai Baba, nascido Sathyanarayana Raju (1926-2011), foi um líder espiritual, místico, filantropo e educador, respeitado por muitos como um Avatar, ou seja, a encarnação na forma humana de um ser divino.

Na derradeira metade do século XX, Sathya Sai Baba tornou-se bastante popular e se transformou num ícone cultural mundial. Sua compaixão, sabedoria e generosidade causavam intensas mudanças de caráter e conduta em seus seguidores.

Entre julgamentos e contestações, algumas das suas ações eram consideradas sinais de divindades. Já, os céticos consideravam truques de mágicas. Até hoje, o retrato de Sathya Sai Baba é exposto em casas, amuletos e painéis de veículos de seus adeptos, pois sua imagem é tida como sinal de boa sorte.

Falando em Sathya Sai Baba, a primeira vez que ouvi falar dele foi na cidade de Massapê, Ceará. Certa vez, acompanhando o Luiz Pontes no Bar e Restaurante Zé Canuto, o mais tradicional da cidade, um amigo do Painha Vasconcelos brindou-me com uns santinhos e uma medalha do guru indiano.

Aí, derrapando na minha memória, hoje, eu me pergunto: Teria sido o generoso cidadão, o Dr. Edilson Siridó? O João Mota e o Antonio Soares garantem que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário