domingo, 10 de abril de 2016

Casório na Serra


Retirante é aquele que se retira, que deixa um lugar em busca de oportunidades. É a pessoa que larga a sua terra em busca de um melhor local para viver. Comumente, acaba absorvendo novos costumes e contribuindo para a diversidade cultural do Brasil.

Ainda hoje, é comum esse tipo de imigrante voltar ao seu lugar de origem para passear ou, até mesmo, morar. Alguns deles, ditos bem sucedidos, tornam para cumprir a promessa de casar com a sua amada. Um desses foi Benedito, do Sítio São Brás, da Serra da Meruoca, uma das maravilhas do Ceará.

Quando saltou da carroceria do horário, na beira da rodagem, Benedito já era Benê. Trajando jeans, com a jaqueta aberta aparecia a camiseta impressa com o escudo do Corinthians, e a desbotada calça, que dobrava-se umas três vezes na bainha e adentrava no colorido e espalhafatoso tênis basqueteiro. Tinha a aba do boné voltada para o cangote e os óculos escuros espelhando o azul da verde paisagem serrana.

Conceição, sua prometida donzela, suspirou ao vê-lo chegando em cena de novela das oito. Afinal de contas, era o final feliz do começo de uma grande história de amor. Os espectadores aplaudiram e gritaram: “Viva os noivos!” 

Pois bem, na ensolarada manhã de domingo, na Matriz da Meruoca, o noivo chegou cedo para o casamento religioso e, todo nos trinques, com a boca apinhada de dentes e chicletes, esperou Conceição acostar-se ao altar. 

Na Cerimônia, o Padre começou fazendo o anúncio do casamento e pedindo que, se alguém soubesse de algo que impedisse os noivos de se casarem, dissesse naquela hora, sob pena de pecado mortal. O silêncio reinou.

Então, o Padre virou-se para o noivo e falou:

- Sr. Benedito, aceita a Sra. Conceição,,,
- Por favor, mano, Benê e Ceiça.
- Sr. Benedito, aceita a Sra. Conceição, aqui presente como legítima esposa, conforme manda a Santa Madre Igreja, até que a morte vos separe?
- Imagina, meu... Ok!
- Ok o que, seu cabra!
- Entendi... Sim...

Aí, o Padre leu para a noiva a mesma expressão e ela respondeu: 

- Yes!
- Yes o que sua cabrita!
- Sim...

Depois, o Padre cobriu as suadas mãos dos noivos com a estola e, cochichando, disse para eles repetirem, um depois do outro: "Eu, (Benedito/Conceição), recebo a vós, (Conceição/Benedito), por minha (legítima esposa/legítimo esposo), conforme manda a Santa Madre Igreja Católica, Apostólica, Romana.”

Em seguida, o Padre completou: "Eu vos uno no Matrimônio, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." Benzeu as alianças, rezou as orações finais e, durante a Missa, deu a Bênção nupcial enquanto Benê festejava: “É nóis! É nóis! É nóis!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário