terça-feira, 17 de julho de 2012

Bravos jangadeiros

Jacaré, Tatá, Mané Preto e Mestre Jerônimo, em foto de 1942.

Durante sua ditadura, garantindo alguns direitos básicos dos trabalhadores, Getúlio Vargas criou a Legislação Trabalhista, onde os jangadeiros não usufruíam dos benefícios dela, pois sua profissão não era reconhecida. 

O líder Jacaré.

Aí, o pescador fortalezense Manuel Olimpio Meira, o Jacaré, com mais três jangadeiros foi bater de jangada até o Rio de Janeiro, então Capital do Brasil, para levar a Getúlio Vargas as reivindicações dos pescadores. Partiram da Praia de Iracema em 14 de setembro de 1941 e depois de 61 dias concluíram o percurso de 2500 km, num feito que teve repercussão nacional, com direito a serem recebidos pelo Presidente Vargas. 

Pouco tempo depois, em 1942, o cineasta norte-americano Orson Welles veio ao Brasil para fazer um filme com a história dos pescadores. Infelizmente, durante as filmagens, Jacaré caiu da jangada e seu corpo desapareceu no mar para sempre. O filme nunca foi concluído. 

Em 1982, a película foi encontrada e em 2001, foi lançado um documentário sobre a história dos pescadores e do filme de Orson Welles.

Fonte: cearadeluz
(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário