sexta-feira, 27 de julho de 2012

Peladas

Uma pelada sempre foi coisa séria. Por isso, já exigia mesmo os seus “10 Mandamentos”, por mais que vejamos o quanto é raro encontrarmos os campinhos nas esquinas, nas várzeas e até mesmo na areia da praia. Nada igual às “arenas de aluguel” ou aos campos de society de hoje. As peladas dos velhos tempos tinham seu charme!


Portanto, segue abaixo os “10 Mandamentos” de uma autêntica pelada:

As 10 regras do Futebol de Rua - o verdadeiro futebol de macho! 

1. A BOLA
A bola podia ser qualquer coisa remotamente esférica ou que rolasse, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor. Raro era ser uma bola de futebol.

2. O GOL
O gol podia ser feito com o que estivesse à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e, até, o seu irmão menor.

3. O CAMPO
O campo podia ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.

4. DURAÇÃO DO JOGO
O jogo normalmente virava em 5 e terminava em 10 ou até que a mãe do dono da bola chamasse ou, nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçasse chamar a polícia.

5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Variava de 3 a 70 jogadores de cada lado. 
Ruim ia para o gol... Perneta jogava na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltasse. De óculos era meia-armador, para evitar os choques. Gordo era beque.

6. O JUIZ
Não tinha juiz. A arbitragem era de quem gritasse mais alto.

7. AS INTERRUPÇÕES
No futebol de rua, a partida só podia ser paralisada em 3 eventualidades: 
a) Se a bola entrasse por uma janela. Neste caso os jogadores deveriam esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorresse, os jogadores deviam designar voluntários (geralmente o gordinho babaca) para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação;
b) Quando passasse na rua qualquer garota gostosa;
c) Quando passassem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e fusquinhas podiam ser chutados junto com a bola e, se entrasse, era gol.

8. AS SUBSTITUIÇÕES
Eram permitidas substituições nos casos de:
a) Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer o dever de casa;
b) Jogador ter o tampão do dedão do pé arrancado. Nestes casos, porém, podia acabar voltando à partida, após utilizar aquela água santa da torneira do quintal de alguém;
c) Em caso de atropelamento.

9. AS PENALIDADES
As faltas prevista nas regras do futebol de rua eram atirar o adversário dentro do bueiro ou de encontro ao poste, se fosse de concreto, de madeira era permitido.

10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
Os casos de litígio eram sempre resolvidos na porrada, prevalecendo os mais fortes ou quem pegasse uma pedra antes.

Quem não jogou, perdeu um dos melhores momentos da vida.

Enviado pelo Paulo Parente Costa.
(Foto: Google)

Um comentário: