sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Zé Pinto e Berimvolks


Zé Pinto - Caboré - 1979 - EFV - 25 x 15 x 15 cm.

Um dos maiores escultores cearenses de todos os tempos, Zé Pinto realizava seus trabalhos a partir de sucata de material de qualquer natureza. Garimpador de ferro velho, transformava em arte metais amassados, pregos envergados, molas disformes e peças de máquinas. As criações de Zé Pinto foram expostas em museus, praças, prédios e ruas de Fortaleza. Transpôs as porteiras do Ceará, do Nordeste e do Brasil, indo bater em museus de Portugal e do Vaticano, além de pertencer a acervos particulares na Alemanha e nos Estados Unidos.


A ideia do berimvolks.

Artista de rua que animava as noites da fortalezense Beira Mar, nos anos 1970 e 1980, Berimvolks era assim apelidado por causa do seu instrumento musical ser semelhante a um berimbau, mas, feito com parachoque e calota de Volkswagen. 

Pois é, reaproveitando materiais beneficiados como matéria-prima para novos produtos, os criativos artistas Zé Pinto e Berimvolks são dois bons exemplos de que reciclar é uma atitude de cidadania e um bom hábito de quem protege o ambiente e pensa num futuro com qualidade.

Representantes do eterno vanguardismo cearense, Zé Pinto e Berimvolks foram artistas à frente de seu tempo.

(Foto: Totonho Laprovitera)

2 comentários:

  1. Grande artista Zé Pinto que começou sua tragetoria artistica depois dos cinquenta anos, montou sua oficina no bairro São Gerardo...

    ResponderExcluir
  2. Artista criativo sensacional. Ateliê na B Menezes. Tinha um gato dele genial... a ferrugem comeu no Cumbuco. Lamentável desleixo meu.

    ResponderExcluir