domingo, 23 de fevereiro de 2014

Kunta Kinte

Kunta Kinte (1750-1822).

Kunta Kinte (depois, Toby Waller) é o personagem central do romance "Raízes: A Saga de uma Família Americana", escrita pelo autor norte-americano Alex Haley, e que virou uma famosa minissérie de televisão, em meados dos anos 1970.

Sinopse

Primeiro dos quatro filhos de Omoro Kinte e Binta Kebba, da tribo mandinga, Kunta Kinte nasceu na Vila de Juffure, em Gâmbia, na África Ocidental, em 1750. De família nobre e de rígida educação muçulmana, Kunta passou pelos rigores do treinamento de iniciação nos caminhos mandinga, testes de masculinidade e cerimônia de circuncisão.   

Um dia, em 1767, ao se afastar da sua aldeia a procura de madeira para fazer um tambor, que daria de presente ao seu irmão caçula, foi aprisionado por caçadores de escravos. Ao despertar, com os olhos vendados, amordaçado, amarrado e nu, foi humilhado e marcado com ferro em brasa.

Daí, com outros 169 africanos, o embarcaram em um navio negreiro para a América do Norte. Chegando, foi vendido e teve o nome mudado para Toby. Nessa época, por três fugas, recebeu o atroz castigo de ter a metade de seu pé direito amputada.

Mais tarde, novamente vendido, tornou-se jardineiro e cocheiro. Nesse período, a aversão inicial que os outros escravos sentiam por ele, transformou-se em admiração, por sua capacidade de dissimular os seus reais sentimentos e de resistir às exigências cruéis dos senhores de escravos.

Com o passar dos tempos, a contragosto, Kunta Kinte passou a aceitar a sua condição. Casou-se com Bell, uma escrava de serviços domésticos, tiveram uma filha chamada Kizzy, a quem ensinou a língua e a cultura mandinga, um legado transmitido através das gerações.

No final de seus dias, Kunta Kinte viveu a dor do luto por sua Kizzy, depois que ela foi vendida por contribuir na fuga do seu amado.

Kunta Kinte é retratado de forma heroica, inteligente e talentosa. Introspectivo e corajoso, sempre manteve-se como um guerreiro mandinga que nunca desiste da sua fé muçulmana. 

(Fotos: Google)

Um comentário:

  1. no filme ou no livro sobre kunta , existe algum personagem com nome de cesay ?

    ResponderExcluir