quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Femínea, de Totonho Laprovitera


O formato da exposição Femínia, do artista plástico Totonho Laprovitera, surpreende por seu minimalismo e pelo cuidado apurado da curadoria de Fernando Victor Laprovitera.

Com 9 trabalhos de dimensões variadas, todas na técnica de pintura acrílica sobre tela, Laprovitera apresenta uma série feita em 2013. Folheando a Divina Comédia, o artista se inspira com a narrativa de Dante Alighieri: “Oh musas, oh altos gênios, ajuda-me! Oh memória que aponta o que vi, agora se verá tu autêntica nobreza!”. E navega na Odisseia, quando Homero pede: “Conta-me, musa, a história do homem de muitos senderos, que, depois de destruir a sacra cidade de Troia, andou peregrinando larguíssimo tempo”.

Daí, o artista decide entregar às musas a capacidade de sua inspiração e criação artística. E, sem ordem específica, ele nomina as entidades mitológicas: Calíope, a bela voz; Clio, a da fama; Érato, a dos desejos; Euterpe, a da poesia; Melpômene, a cantora; Polímnia, cheia de histórias; Tália, a festiva; Terpsícore, a da dança; e Urânia, celeste inspiração.

Sobre a série Femínia, comenta Totonho Laprovitera: “Habitam o meu imaginário as mulheres que eu desenho e pinto. Em cada gesto registro e retrato a presença do sentimento e o significado da minha inspiração. Desenhando com palavras, faço a pintura correr o risco em traços, nos versos, e cometo na tela, na pele, a poética visual do desejo. Então, em cada trabalho dessa exposição apresento um poema com força e latência de um pensar ligado às ações que ensejam a passagem de um universo a outro: o do fazer ao do sentir”.


Serviço
Femínea
Exposição de pinturas do artista plástico Totonho Laprovitera. 
Curadoria: Fernando Victor Laprovitera.
Coordenação: Elusa Laprovitera.
Realização: Ouvidor + Artequattro.
Vernissage: 1 de Outubro de 2015, às 19h.
Visitação: de 2 à 17 de Outubro de 2015. De segunda à sexta, de 9 às 19h. Aos sábados, de 9 às 14h.
Galeria Ouvidor - Av. Santos Dumont, 3621 - Aldeota - Fortaleza - CE - CEP 60150-162 / Tel (85) 3267-6766 / contato@artequattro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário