domingo, 6 de agosto de 2017

Otacílio de Azevedo


Pintor, desenhista e poeta, Otacílio de Azevedo (1892-1978) foi membro da Academia Cearense de Letras e fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia.

Nascido na zona rural de Redenção, Otacílio foi morar em Fortaleza em 1910, aos 18 anos. Autodidata, começou nas artes plásticas como pintor de tabuletas de cinemas e de letreiros de lojas. Com o passar do tempo, tornou-se um grande paisagista. 

Na loja Fotografia N. Olsen, onde trabalhou, conheceu e conviveu com artistas plásticos e escritores cearenses. Dentre eles, Ramos Cotoco, Gérson Faria, Clóvis Costa, Paula Barros, Herman Lima, Quintino Cunha. A partir de então, desenvolveu suas habilidades de pintor e poeta. 

Participou com outros artistas do Salão Regional, em Fortaleza, nos anos de 1924 e 1934. Com Gérson Faria, Pretextato Bezerra e Clóvis Costa, fundou o primeiro ateliê de pintura na cidade. Foi sócio fundador do Centro Cultural de Belas Artes (CCBA) que virou a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), onde chegou a ser vice-presidente. Participou dos I, II e III Salões Cearenses de Pintura – em Fortaleza, nos anos 1941, 1942 e 1944 – e de diversas edições do Salão de Abril. 

Além de paisagista, Otacílio de Azevedo era grande retratista, sendo de sua autoria vários retratos de governantes cearenses, hoje expostos no palácio do Governo. Escreveu o livro “Fortaleza Descalça”, no qual apresenta de modo bem humorado, traços biográficos dos artistas e escritores com quem conviveu. 

Otacílio de Azevedo é pai do astrônomo Rubens, do historiador Sânzio e do pesquisador, colecionador e jornalista Miguel Ângelo, o Nirez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário