domingo, 12 de agosto de 2012

Supositórios

Supositórios são formas farmacêuticas destinadas à inserção em orifícios corporais (ânus, vagina e uretra), nos quais amolecem, se dissolvem e exercem efeitos sistêmicos ou localizados. 


Quanto à aplicação retal, recomenda o Doutor Swan Bougart : "Primeiro, tire qualquer proteção de alumínio ou coisa parecida. Avalie o calibre do projétil e, se estiver com as unhas grandes, preste atenção, use luva de borracha. Deite-se de lado e com o joelho dobrado. Com a parte mais bicuda na frente, no susto, encalque o bicho no fiofó. Se você tiver a sensação imediata de querer obrar, não dê cartaz e fique quietim por algum tempo, sem piscar muito. Agora, se tiver problema de socar e o negócio for doloroso, aí, passe um pouquim de vaselina ou óleo mineral ao redor dele. Alguns para hemorroidas devem ser guardados na geladeira, porém, nem pense em botar no congelador!"

Em tempo: Doutor Swan Bougart é o médico titular do Posto de Saúde da localidade de Encantado, na zona de litígio entre o Ceará e Piauí.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário