sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Conjuntivite


Ocasionada por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos, a conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Deixando o olho vermelho, edematoso, com ardência, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção, ela pode acometer os dois olhos.

O contágio da conjuntivite também se dá pelo contato.

Relacionada aos hábitos de higiene dos indivíduos, a conjuntivite é transmitida, comumente, por vírus, fungos ou bactérias e pode ser contagiosa. 

Algumas medidas de prevenção e controle da conjuntivite são as de lavar as mãos rotineiramente; evitar aglomerações ou ir às piscinas públicas; lavar com constância o rosto e as mãos; não coçar os olhos; aumentar o número de troca de toalhas do banheiro e sabonete; adotar o uso de toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos; trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto durar a crise; não compartilhar o uso de produtos de beleza; evitar contato direto com outras pessoas; não ficar em ambientes onde há recém-nascidos; não usar lentes de contato durante esse período; e evitar banhos de sol ou de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário