domingo, 21 de outubro de 2012

J. Aquino de Alencar

Vendo a foto abaixo, do Toinho Mendes fazendo propaganda, ao vivo, da Alencar Tecidos, na TV Ceará, lembrei do José Aquino de Alencar


Lojista de renome nacional (possuía mais de 20 lojas espalhadas pelo Brasil), J. Aquino em muito contribuiu para o desenvolvimento do comércio cearense.

Em Fortaleza, nos anos 1960 e 1070, lembro da Alencar Tecidos, Eletro Alencar, Eletro Guacira, Humberto Moda, dentre outras. No mercado automobilístico, foi pioneiro em revenda Fiat, sendo sócio do ex-Presidente Juscelino Kubitschek em duas concessionárias: uma em Brasília, e a outra no Rio de Janeiro. Era um obstinado que não cansava de empreender.

Seu Alencar - como eu o chamava - foi um dos maiores amigos do meu pai. Na casa dele, com Dona Lica, sua esposa, e seus filhos Humberto, Iara, Luciene, Roberto (Bob), Guacira e Lucille, eu me sentia bem demais!

Com os Formiga Alencar, que os guardo em meu coração, são muitas boas histórias que ainda aqui, certamente, contarei.

(Foto: Arquivo Raimundo Enéas)

2 comentários:

  1. Sou tataraneto de José Liberato Alencar, da cidade de Pombal-PB, bisneto de Emília Alencar e neto de Adson Alencar.
    Caso existe algum parente dessa descendência, entre em contato comigo. Será um prazer conhecê-los.
    Emilison Alencar.
    e-mail emilison.junior@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. A minha familia foi quem fundou primeira loja de tecidos de Brasília.
    O interessante é que esse Sr. Alencar se parece muito com meu avó, Adson Alencar.

    ResponderExcluir