quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Banho demais faz mal


Segundo a médica Aleksana Viana, “Tomar banhos demais faz mal porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo. O excesso de água quente e sabão retiram essa barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos, evitando as micoses, eczemas e até alergias.

Um banho saudável deve:

- Ser rápido (5 a 7 minutos);
- Estar em temperatura amena, perto da temperatura do corpo;
- Não usar bucha ou esponja.

Mesmo nos dias mais quentes de verão, deve-se tomar apenas um banho completo por dia com sabonete, de preferência, líquido. Quando o indivíduo tem o hábito de tomar mais do que um banho por dia, os outros deverão ser apenas uma ducha rápida, sem sabonete.

A bucha ou esponja de banho é um hábito que os dermatologistas em geral não aprovam, sendo recomendado apenas o uso da própria mão para espalhar o sabonete pelo corpo. A espuma não indica necessariamente mais limpeza, pois o ato de passar o sabonete pelo corpo já higieniza a pele.

As toalhas devem ser sempre estendidas para secar após cada banho, para que não favorecer a proliferação de fungos ou outros micro-organismos. As toalhas devem ser trocadas e lavadas uma vez por semana.

O banho é uma forma de fazer manutenção da saúde, por isso, é importante saber tomar banho para manter a saúde da pele.”

Dra. Aleksana Regina Viana Santos Machado é formada em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. É pós-graduada em Dermatologia Clínica, Cosmiátrica e Cirúrgica e em Dermatologia Estética Avançada, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Atualmente, atua na Força Aérea Brasileira (Hospital de Aeronáutica de Recife), na área de dermatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário