terça-feira, 23 de setembro de 2014

Guignard, Sonhos e Sussurros

Guignard.

Nascido em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), artista completo que atuou em todos os gêneros da pintura – de naturezas mortas, paisagens, retratos até pinturas com temática religiosa e política, além de temas alegóricos –, ficou famoso por retratar paisagens mineiras.

Guignard nasceu com lábio leporino, o que causou horror e compaixão aos seus pais. Ainda pequeno, ficou órfão de pai e a mãe logo casou-se com um falido barão alemão, bem mais novo que ela, com quem se mudaram para a Alemanha.

Sua formação foi baseada em modelos europeus. Na Europa, onde viveu dos onze aos 33 anos, frequentou as Academias de Belas Artes de Munique, estudando com Herman Groeber e Adolf Engeler, e de Florença.

Voltando ao Brasil, nos anos 1920, tornou-se um nome representativo dessa década e da seguinte, juntamente com Cândido Portinari, Ismael Nery e Cícero Dias.

Ainda jovem, norteou um grupo do qual participavam Iberê Camargo, Vera Mindlin e Alcides da Rocha Miranda. Nessa época, em 1944, a convite de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, instalou um curso de desenho e pintura no recém-criado Instituto de Belas Artes. A partir daí, apaixonou-se pela cidade e mudou-se para lá.

Até a sua morte, Guignard expôs inúmeras vezes no Brasil. Em 1953, dedicaram-lhe uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e, em 1992, no Museu Lasar Segall.

O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, sob a curadoria do marchand Jean Boghici, amigo pessoal de Guignard, realizou uma grande retrospectiva, com caráter internacional, em 2000.

Guignard era apaixonado pelas montanhas de Minas Gerais, seu céu e suas cores, as manchas nos muros e o seu povo. Contribuiu na formação de artistas que romperam com a linguagem acadêmica e ajudou a consolidar o modernismo nas artes plásticas em Minas, onde grande parte de seu período vivido está representado no Museu Casa Guignard.

O corpo de Guignard descansa na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, onde viveu até 1962.


Falando no artista, será aberta hoje, terça-feira, 23/09/2014, a exposição Guignard, Sonhos e Sussurros, com curadoria de Denise Mattar, na Galeria Almeida e Dale, em São Paulo.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário