domingo, 7 de outubro de 2012

Hoje é dia do Chiquinho!

A minha amizade com o Chiquinho surgiu com nossas mães - Lolinha e Marluce - que, de tão amigas, escolheram-se irmãs. 

Festa de primeiro aniversário: Francisco José (Chiquinho) vê Francisco Antonio (Totonho) apagar a velinha do bolo, com o auxílio de sua mãe. 

Amigos há 55 anos, eu e Chiquinho vivenciamos às primeiras tertúlias, festas em clubes - dos suburbanos aos tidos elegantes -, visitas às casas de recursos, viagens, boemias, farras, assim como começamos a beber e fumar escondidos, dirigir sem carteira... Êita, sobrevivemos!

Equipe de futebol do Colégio Christus. Da esquerda pra direita, em pé: Zilton, Antonio Fernando, Totonho, Seu Domingos (técnico), Zezinho, Ricardo, Gaston e Beto. Agachados: Zé Gerardo, Flávio, Chiquinho, Humberto e Maia.

Estudamos do jardim de infância até o terceiro científico, exceto um ano em que ele morou nos Estados Unidos. Colegas no Christus (quando ainda era Instituto), Batista e Integral, só nos separamos depois do vestibular, quando ele passou para administração de empresas e engenharia civil e eu, para arquitetura e urbanismo.

Da esquerda pra direita, Totonho Laprovitera, eu, Mulatinho (salvo engano era engenheiro e tinha sido jogador profissional de futebol em Pernambuco) o garçom Guabirú, Hélio "Baixim" (Hélio Medeiros Filho), Rusney Herculano e Chiquinho Aragão. Mais a direita um desenhista guardava para a posteridade a silhueta do jovem e ainda imberbe Chiquinho.

Ainda na faculdade, Chiquinho montou uma construtora e me convidou para eu levar a minha prancheta para a sala que havia alugado, quando iniciei a realizar projetos. E seguimos a vida.

Totonho e Chiquinho.

Chiquinho casou com Cristina e eu com Elusa. De pronto, elas se afinaram, tornaram-se amigas e aí foi que os nossos laços de amizade arrocharam mesmo! Fernando Victor e Joana, meus filhos, são amigos de seus filhos Carolina e Daniel, e, agora, chegou a sua neta Valentina para puxar a tradição da nossa amizade com os meus netos que, certamente, haverão de vir. 

Totonho e Elusa, Chiquinho e Cristina. 

E hoje, quando nos perguntam: “Vocês ainda andam juntos?”. Cada um responde: “É a cruz que carrego nesta vida”... 

Chiquinho e Totonho.

Bem, vou parar por aqui, senão eu acabo esquecendo que hoje é o dia do Chiquinho!

Cabo Chico, meus parabéns, muita saúde, paz, realizações e feliz aniversário! 

(Foto: Acervo Totonho Laprovitera / Acervo Fernando Frota Amora / Baladain / Bitoca Fiúza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário