quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Foto em preto e branco

Fantasia em Preto e Branco, de Nelson de Paula. 

Temos notado que a fotografia em preto e branco, que simboliza a origem da fotografia, no início do século 19, apesar de nunca ter chegado a desaparecer, volta de novo a ser bastante utilizada. Agora, a pergunta é a seguinte: Por qual razão ela continua a ser tão popular? 

Bem, sobre a indagação, nos responde o famoso fotógrafo Franck Double Lamb: “Desde quando a fotografia se popularizou, lá pelos anos de 1830, até os atuais filmes preto e branco, aconteceram muitos progressos técnicos, além das reduções de custos. Os filmes de hoje, por exemplo, tem uma ampla gama de tonalidades, superior mesmo aos coloridos, resultando em fotos abundantemente ricas em detalhes. Por isso, as fotos feitas com filmes preto e branco são superiores às fotos coloridas convertidas deles. 

No mais, a imagem a preto e branco está cingida de uma nostalgia que não decorre só de memórias de fotografias antigas, mas também do começo da televisão. Na verdade, a imagem em preto e branco é bastante eficaz em destacar as formas e tons de uma cena. Além disso, o preto e branco admite gerar uma imagem rica de um motivo que poderia ter menos impacto em cores.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário