quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jazz

Uma banda de jazz é um grupo musical que toca música jazz. Geralmente, bandas de jazz consistem de uma seção rítmica (piano, banjo, baixo ou tuba e bateria) e uma secção de metais (trompete, trombone e clarinete). 

A cearense Jazz-Band Alcantara.

O termo jazz começou a ser empregado no final dos anos 1910 e início dos anos 1920, para descrever um tipo de música que surgia nessa época em Nova Orleans, Chicago e Nova Iorque. 

Já, em 1930 o jazz passou a possuir uma audição considerável, quando já se encontravam firmadas várias grandes orquestras. 

Assim como da literatura, das artes plásticas e da música clássica, o desenvolvimento histórico do jazz acompanha um padrão de movimento oscilante, com inclinações que se alternam apontando em direções contrárias. Em meados dos anos 1930 eclodiu o primeiro estilo extremamente popular do jazz, o swing, que agradava imensamente durante a época da guerra. Em 1945 passou a existir um estilo bem mais radical, praticamente sem concessões ao gosto popular, o bebop, revisto, radicalizado e ampliado nos anos 1950 com o hard bop. Em resposta à agressividade do bebop e do hard bop, o cool jazz apareceu nos anos 1950, com uma proposta intelectualizada. O cool e o bop prevaleceram na década de 1950, até a chegada do free jazz, manifestando as indecisões e dúvidas dos anos 1960, quando em seu final aconteceu a fusão do jazz com o rock. 

Hoje em dia, existe espaço para cultivar todos os gêneros de jazz, desde o dixieland até o experimentalismo free, desde os velhos standards até as mais audaciosas composições originais para grandes formações. 

Há quem diga que, atualmente, o estilo de jazz é o praticado com instrumentos eletrônicos - samplers e sequenciadores - num encontro com o tecno e o drum’n’bass. 

(Foto: Acervo de Erineudes Marinho de Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário