domingo, 22 de setembro de 2013

Pão e ideia

A Elusa, minha mulher, me contou a seguinte história, narrada por um mestre sufi.

“Caminhando em sentidos opostos, dois homens se encontraram. Cada um carregava um pão. Resolveram trocá-los. Cada homem seguiu com um pão. 

Caminhando em sentidos opostos, dois homens se encontraram. Cada um carregava uma ideia. Resolveram trocá-las. Cada homem seguiu com duas ideias.” 


Do Islão, o sufismo é uma filosofia de autoconhecimento e contato com o divino através de certas práticas, as quais nem sempre adotam um padrão fixo e muitas vezes parecem estranhas a um observante alheio ao seu contexto. 

Os sufis creem que Deus é amoroso e o contato com ele pode ser alcançado pelos homens por meio de uma união mística, independente da religião praticada. Por este conceito de Deus, eles foram diversas vezes acusados de blasfêmia e perseguidos pelos próprios muçulmanos esotéricos, pois contrariavam a ideia convencional de Deus. 

A filosofia básica dos sufis é "estar no mundo, mas não ser dele", livre da ambição, da cobiça, do orgulho intelectual, da cega obediência ao costume ou do respeitoso amor às pessoas de posição mais elevada. 

Fonte: Wikipédia.
(Ilustração: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário