quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TPM


- Pois é, como diz o poeta, "o sol brilhará na manhã de um novo amanhecer e o mundo verá que o amor existe"!
- É, mas, consideração e respeito valem mais que dinheiro! 
- Pedi tanto para ele ir embora, mas, depois que ele se foi, choro todo dia...
- Ligue não, as verdadeiras histórias de amor não terminam com final feliz, não... 
- É, é muita besteira pensar que a gente precisa de muita coisa pra ser feliz. Basta ter dinheiro! 
- Tá vendo? É como eu digo, quem nunca andou espiando pro chão da rua pra ver se achava dinheiro, não sabe o que é esperar por um milagre...


Ouvindo esse bate-papo entre duas emperequetadas socialites, lembrei deste vídeo que postei, tratando sobre tensão pré-menstrual.

Bem, a TPM é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que precedem a menstruação. Com ela, se acentuam a irritabilidade, a ansiedade, bem como manifestações físicas, como dor nos seios, distensão abdominal e cefaleia, decorrendo da retenção de sódio e água. Ela, ainda, pode causar sintomas de depressão, baixa auto estima, ansiedade generalizada, transtorno do pânico e transtorno bipolar.

Pelas características, atribui-se a causa da TPM à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afetar os receptores fora do sistema nervoso central provocando outros sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário