domingo, 13 de outubro de 2013

Nublu Club


Se você perguntar a Ilhan Ersahin sobre qual a mágica que faz acontecer na 62 Avenue C, ele lhe dará uma resposta enigmática: "Apenas tocamos música". 

A verdade é que é quase tão simples assim, pois, Nublu, que Ilhan começou em 2002, é um pequeno clube onde os amigos se reúnem para tocar as músicas, uns dos outros. 

Ilhan Ersahin.

Mas, muitas vezes, o que parece mais simples é o mais especial. A magia sob a tênue luz azul, que marca a entrada do clube, emana de um grupo de personalidades de todo o mundo, habitualmente vindos do Brasil, Europa Oriental, Reino Unido e de todos os EUA. Além do mais, lá é ponto de encontro de virtuosos músicos, onde eles regularmente compartilham apresentações e realizam até gravações. Herbie Hancock, David Byrne, Sun Ra, Beck e John Zorn são alguns deles que, na noite, se reúnem no Nublu para compartilhar suas ideias e criar música juntos. Suas improvisações refletem todas as suas influências, comuns e individuais. Não há como dizer qual combinação irá fazer sucesso em uma determinada noite. A única certeza é a de um som aprazível e familiar.

Nublu Orchestra.

Comumente, as improvisações desses músicos dão origem a canções, e essas comunhões momentâneas de músicos se tornam bandas - bandas como Kudu, as meninas brasileiras, Wax Poetic, Forró in the Dark, Amor Trio, e do Nublu Orchestra, conduzida por Butch Morris - todos representando diferentes momentos no tempo e sons diferentes, mas com um ideal similar. Esse ideal de som indefinível, produto da criação de bandas e DJ, é conhecido  como o Nublu Sound. 

O Nublu Sound faz a necessidade do clube efetuar registros vivos. Portanto, eis a causa do desejo de muitas pessoas para sair e procurar música: Nublu.

(Fotos: Acervo Nublu Club)

Nenhum comentário:

Postar um comentário